sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Patrão Neves considera insuficientes

medidas anunciadas para o sector Leiteiro

A EuroDeputada Paträo Neves considera insuficientes as medidas anunciadas na passada semana pela Comissária Fischer Boel, à saída reunião do Conselho de Ministros de agricultura, no Luxemburgo e na Comissão de agricultura em Estrasburgo.

O pacote, ainda a ser aprovado pelo Conselho Ecofin, no dia 19 de Novembro, está orçado em 280 milhões e será entregue em forma de envelope financeiro aos E.M., com base na produção e quotas anuais. De acordo com os cálculos, Portugal receberia um envelope financeiro de 6 a 7 milhões de Euros para combater a quebra de preços na produção que é de mais do que 50 por cento em relação aos preços de 2007-2008. A Eurodeputada considera que 0,003 euro por litro de leite produzido em Portugal (cálculos apresentados pelos produtores) é escasso para um problema que tem já bastantes meses, sobretudo se o Ministro da agricultura utilizar este dinheiro para reformas antecipado, como já anunciou.

A parlamentar defende que tão ou mais importante que reformar antecipadamente os produtores, é assegurar as condições de solvabilidade daqueles que querem continuar a produzir. Para o Ministro esta foi mais uma vitória, à semelhança de outras a que já assistimos no passado, quando se olharmos para os montantes em questão e sobretudo o destino a dar-lhes, rapidamente concluímos que a este Ministro falta uma visão estratégica para o sector leiteiro e para a agricultura portuguesa em geral.

Importa que o novo ministro perceba que uma das medidas fundamentais para salvar o sector nacional é a criação de uma linha de endividamento a médio e longo prazo, de modo a permitir que a maioria dos produtores que estão em pré-falência possam renegociar as dívidas com a banca.

0 comentários: