sexta-feira, 25 de setembro de 2009


Legislativas 2009

BE quer modelo de desenvolvimento baseado na Ciência e Tecnologia

“O Faial é uma ilha excepcional para darmos voz a dois projectos ancora que temos para os Açores. Entendemos que os Açores têm que mudar o seu desenvolvimento, aproveitando e rentabilizando as suas características geo-estratégicas.

Maria José Silva

Fotos: Susana Garcia

A criação de um Centro Internacional de Investigação e de uma plataforma de apoio à aviação civil e telecomunicações nos Açores, com o objectivo de implementar um modelo de desenvolvimento da Região baseado na Ciência e Tecnologia, foram as propostas apresentadas na manhã de segunda-feira pela cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral dos Açores, que visitou o Observatório Meteorológico Príncipe Alberto do Mónaco – na ilha do Faial –, “um exemplo de bom desenvolvimento e aplicação de tecnologia de ponta, a nível internacional”.

“Os Açores têm que mudar o seu modelo de desenvolvimento aproveitando e rentabilizando as suas características naturais e geoestratégicas”, afirmou Zuraida Soares, lembrando que estes investimentos devem ser feitos ao abrigo da figura criada pela Nova Lei das Finanças Regionais: os Projectos de Interesse Comum, que além de serem um desígnio regional, passam a ser um desígnio nacional, uma vez que trazem riqueza e desenvolvimento a todo o País.

O Centro Internacional de Investigação estaria vocacionada essencialmente para o estudo das Alterações Climáticas, Vulcanologia, e Ciências do Mar, e permitiria fixar investigadores dos Açores, do País e do mundo.

“Os Açores têm sido recentemente palco de inúmeros projectos de investigação que trazem cientistas que vêm de todo o mundo, mas que depois se vão embora. O que nós queremos é que eles não se vão embora, e que em vez de os Açores serem apenas um laboratório natural, sejam um local onde a ciência, o conhecimento e a tecnologia possam ser vendidos ao mundo”, disse a candidata do Bloco de Esquerda, salientando que este tipo de serviço é hoje muito bem pago.

Zuraida Soares rejeita as críticas de quem afirma que este projecto traria apenas 20 ou 30 investigadores: “É mentira. Não é assim em nenhum lugar do mundo, não seria assim nos Açores. Há uma corrente permanente de vinda, ida e fixação de cientistas que este tipo de centros promove”.

O Bloco de Esquerda pretende também criar uma plataforma logística de serviços de apoio à aeronáutica civil e às telecomunicações internacionais.

“Nós já cá temos tudo, mas em ponto pequeno”, refere a candidata, considerando que “os Açores têm condições naturais para realizar uma forte aposta nestes projectos”.

Zuraida Soares terminou dizendo que quer um conjunto de políticas viradas “para o futuro e para um desenvolvimento moderno e não políticas viradas para a manutenção do modelo que está instalado”.

0 comentários: