sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Eng. Ilídio Botelho Gonçalves homenageado no Jardim Botânico do Faial

A Secretaria Regional do Ambiente e Mar homenageou o Eng.º Ilídio Botelho Gonçalves, atribuindo o seu nome ao herbário do Jardim Botânico do Faial.

A homenagem teve lugar no jardim botânico, sendo seguida de uma palestra aberta ao público intitulada “Que segredos guardam as plantas – Mimetismos das orquídeas para a polinização, mecanismos de algumas carnívoras e sobrevivência das plantas no deserto”, por Carla Pinto Cruz, da Universidade de Évora.

Engenheiro Silvicultor e Arquitecto paisagístico, licenciado pelo Instituto Superior de Agronomia, o Eng.º Ilídio Botelho Gonçalves nasceu em Soutelo, Vila Pouca de Aguiar, a 18 de Janeiro de 1922, tendo-se destacado pelo seu precioso contributo na colheita de mais de 4.000 especímenes da flora dos Açores, expostos no Herbário “João de Carvalho Vasconcelos”, e descritos nas publicações “Nova Flora de Portugal” e “Flora Europeia”.

Descobriu também, no cume da montanha da ilha do Pico, uma subespécie que, em sua honra, foi designada Agrostis reuteri ssp. Botelhoi.

Em 1962, foi convidado para assumir a Direcção dos Serviços Florestais da Horta, cargo onde permaneceu até 1973, altura em foi nomeado Director dos Serviços Florestais de Angra do Heroísmo.

Leccionou, como Professor Convidado, a disciplina de Botânica, no curso de Produção Florestal da Universidade dos Açores.

Após a sua aposentação, foi convidado a participar na elaboração da “Enciclopédia Açoriana”, da responsabilidade do Centro de Conhecimentos dos Açores.

0 comentários: