sexta-feira, 4 de setembro de 2009

AZORESPHOTOID

Catálogo de foto-identificação de cetáceos dos Açores utilizando fotografias obtidas por amadores

A foto-identificação é uma ferramenta científica muito poderosa para estudar vários aspectos da biologia e da ecologia dos cetáceos, desde a estrutura social até aos padrões de residência e às migrações. Nos Açores existem várias equipas a trabalhar com esta técnica, em interligação entre si e com organismos internacionais. As fotografias são efectuadas por pessoal dedicado, normalmente no decurso de cruzeiros de investigação ou de saídas de mar dedicadas.

Existe, no entanto, um manancial de fotografias de cetáceos que tem uma cobertura espacial e temporal inigualável, e que neste momento se perde: são as centenas de fotografias efectuadas por amadores todos os dias nas várias ilhas do arquipélago, em geral no âmbito das operações turísticas de observação de cetáceos. Acreditamos que a maioria das pessoas gostaria de dar alguma utilidade às suas fotografias, e idealizámos um meio para corresponder a esse desejo.

O projecto AZORESPHOTOID, da responsabilidade do CIRN (Centro de Investigação dos Recursos Naturais da Universidade dos Açores), tem por objectivo construir um catálogo online de foto-identificação dos cetáceos dos Açores com base em fotografias obtidas por amadores. Este catálogo está já disponível em www.flickr.com/photos/azoresphotoid. Foi igualmente criada uma forma de comunicação com o público, através do blogue azoresphotoid.blogspot.com. A informação do catálogo pode ser utilizada por pessoas ou entidades com interesse nesta área, para fins não lucrativos e desde que seja referida a respectiva origem.

Qualquer pessoa que tenha fotografias de cetáceos que possam ser úteis para foto-identificação pode enviá-las para o e-mail azoresphotoid@gmail.com, indicando o nome do autor, o local da fotografia (com coordenadas GPS, se possível), a data/hora do encontro e a empresa com que efectuou a saída, se for o caso. As fotografias submetidas são integradas numa base de dados a partir da qual é construído o catálogo. O autor das imagens mantém todos os direitos sobre as mesmas.

Este projecto conta já com o apoio das principais empresas de observação de cetáceos, através do envio de fotografias feitas pelos seus colaboradores e da respectiva divulgação entre os seus clientes.

0 comentários: