sexta-feira, 25 de setembro de 2009


Autárquicas 2009

Porto da Horta na lista de preocupações do PSD

Maria José Silva

Fotos: Susana Garcia

A obra de construção do novo Porto da Horta tem feito correr muita tinta quer nos órgãos de comunicação social, quer nas várias frentes políticas da nossa região, quer mesmo, entre os populares que se reúnem na avenida a ver o avançar da obra.

Paulo Oliveira, candidato laranja às autárquicas de Outubro próximo, reuniu no início da semana com a Administração do Porto (APTO) para perceber dos constrangimentos da sua actividade, propor algumas soluções e inteirar-se do futuro.

“Neste momento a APTO atravessa um grande desafio com a construção do Porto de passageiros na cidade da Horta. É uma obra de grande dimensão mas que não nos podemos esquecer sofreu um grande revés por questões orçamentais, não só em termos de fundos de operacionalidade dos navios que está limitada a menos de seis metros, como em termos de obras terrestres” – afirmou Paulo Oliveira no final da reunião.

Oliveira aponta o dedo ao afirmar que “descobrimos uma falha que nos preocupa grandemente, que se prende com a zona de aterro que vai ser feita no acesso ao novo porto quando essa área em outras zonas da região, designadamente em São Miguel nas Portas do Mar, foi utilizada para parque de estacionamento. Ou seja, vamos ter uma área nobre visível a céu aberto com muitos automóveis, o que não contribui nada em termos de requalificação, quer paisagística quer ambiental, quando podiam estar estacionados num parque sem grandes custos, como seja reverter o aterro numa solução de semi-cave.”

O candidato torna a referenciar a “falta de atitude” da CMH que acusa de nada fazer para se preparar em terra para o impacto dessa obra. “Sabemos que vai passar por este porto meio milhão de pessoas por ano e que a maior parte delas vai circular entre o aeroporto e o porto e não temos a Variante resolvida, nem qualquer solução apresentada”.

O PSD propõe uma melhor comunicação entre a obra e a população com a colocação de um cartaz de grande dimensão com o projecto que está a ser executado para que as pessoas sejam elucidadas sobre o que está a acontecer.

“Com a dimensão de investimento que têm, esta obra deveria trazer mais valias à ilha do Faial. Deveriam ser contempladas naquele projecto infra-estruturas que trouxessem mais emprego, designadamente lojas, empresas de animação turística, rent-a-cars, enfim uma série de actividades que poderiam ser mais atractivas para aquele espaço e da cidade.”

0 comentários: