sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Skate Park na Alagoa

Está a ser construído um Skate Park no Parque da Alagoa, o pulmão da cidade da Horta. Esta obra, de iniciativa camarária, faz parte de um conjunto de intervenções de que vai ser alvo aquele espaço, com o objectivo de aproximar as famílias.

Helena Reis, vereadora responsável por esta obra, disse ao Tribuna das Ilhas que “o pelouro da juventude tem se mostrado sensibilizado para as questões do skate porque considera que mais do que um desporto é cultura urbana cuja influência se faz sentir na atitude dos miúdos, nomeadamente na forma de vestir e estar. Atendendo a que não havia um espaço para a prática da modalidade, a CMH resolveu implementar o skate park.”

A CMH adjudicou à empresa Radical Skate Board o projecto de arquitectura para a infra-estrutura que deverá estar pronto no final de Setembro.

A escolha do parque da Alagoa para a implementação deste projecto foi algo, de acordo com Helena Reis, muito pensado. “A Associação de Alunos da ESMA sugeriu-nos a própria escola. A ideia pareceu-nos aliciante, mas chegamos à conclusão que tal não seria possível atendendo às dimensões do mesmo. No Parque da Alagoa estão criadas todas as condições para a prática da modalidade.”

A vereadora não considera que o skate park possa vir a ser interpretado como “um pedaço de betão” no meio daquele que é dos poucos espaços verdes da nossa cidade, muito pelo contrário, disse à nossa reportagem que “questionámo-nos se faria sentido ser na Alagoa porque é junto à Piscina Municipal que se juntam muitos jovens a praticar de uma forma espontânea skate, então, para fomentar o convívio saudável entre famílias aquele é o local ideal”.

Para além do skate-park vão ser feitas intervenções no campo de futebol e na gaiola que já lá existe. Vão ser colocadas balizas, tabelas de street basket e algum mobiliário urbano, para além de alguma iluminação.

O skate é um desporto oriundo da Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape, dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade.

O skate é considerado um desporto radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.

0 comentários: