sexta-feira, 21 de agosto de 2009

FESTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES

A freguesia da Feteira está em festa na próxima semana, com as comemorações em honra da sua padroeira Nossa Senhora de Lourdes e do Dia da Freguesia da Feteira.

Exposições, homenagens, concertos, arrematações, são variadas as actividades que fazem parte do programa.

Domingo, dia 23 de Agosto tem início o programa dos festejos, com uma missa da Irmandade do Império de São Pedro. Neste mesmo dia haverá a IV Regata de Nossa Senhora de Lourdes em Botes Baleeiros, na zona do Porto da Feteira. Pelas 19h30 terá início o arraial no Império de S. Pedro abrilhantado pela Filarmónica Lira e Progresso Feteirense.

O dia 24 de Agosto é o “Dia da Freguesia”. Para assinalar a data estão programadas diversas actividades, a ter início pelas 19h30, com a inauguração do Poço de Maré da Rua da Igreja.

A sessão solene comemorativa daquele que é o segundo Dia da Freguesia terá lugar pelas 20h15, na Igreja Paroquial. Seguir-se-ão as homenagens e um momento cultural.

Para o dia 25 de Agosto está agendada uma Procissão de Velas com saída do império do Farrobim, em direcção à Igreja Paroquial, passando pela Travessa do Farrobim, Farrobim do Norte, Travessa de S. Pedro, Rua de S. Pedro e Rua da Igreja.Seguir-se-á o triduo preparatório.

Sexta-feira, dia 28 Agosto vai haver a tradicional concentração dos carros de oferendas junto ao império de S. Pedro, donde seguirão pela Rua de S. Pedro, Estrada Regional e Rua da Igreja. De salientar que na Estrada Regional estarão à espera a Marcha da Feteira que se vai juntar, desfilando até à Igreja Paroquia, pelas 19h30. Seguem-se, pelas 21h00 as actuações do Grupo Folclórico da Feteira, com chamarritas para todos e da Filarmónica Lira e Progresso Feteirense. A noite será ainda animada com a artista Renatah Rodrigues e termina com baile pelo conjunto Turma do Rodeio.

Sábado, 29 de Agosto, para além da missa, haverá arraial com o Grupo Margens, Filarmónica da Terra Chã e com o agrupamento continental Maxi. A noite termina com baile abrilhantado pelo conjunto Alma Lusa.

Domingo é o dia maior da festa. A Missa Solene em honra de Nossa Senhora de Lourdes está agendada para as 16h30 e far-se-á seguir da tradicional Procissão.

A festa prossegue noite dentro, a partir das 20h00 com a actuação do Grupo de Cantares do Centro de Convívio de Idosos da Casa do Povo da Feteira e da Filarmónica Nova Artista Flamenguense. Ainda nesta noite actua a artista canadiana Sarah Pacheco.

A festa encerra com um espectáculo de fogo de artificio.

0 comentários: