sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Festa de Nossa Senhora de Luz


De 8 a 13 de Setembro a freguesia dos Flamengos está em festa com as comemorações do Dia da Freguesia e da homenagem anual à padroeira Nossa Senhora da Luz.
O programa foi elaborado por uma comissão que integra todas as instituições da freguesia, “pretende ser um programa onde todas as pessoas se revejam e participem e todo o dinheiro que se fizer na festa será para a reconstrução da Igreja” – esclareceu ao Tribuna das Ilhas o presidente da Junta de Freguesia, José Leonardo.
O Dia da Freguesia vai ser comemorado a 8 de Setembro com uma sessão solene que, para além dos habituais discursos vai ter algumas homenagens. “Para mim é o último Dia da Freguesia a que presido e vai ter um significado especial. Quando foi implementado tinha como objectivos firmar a nossa identidade, até porque não há mal nenhum em ser bairrista… o Faial tem que defender mais a sua terra, e esse Dia da Freguesia fez com que os flamenguenses se aproximassem.”
Importa referir ainda que, integrado nestes festejos, vai ser lançada a primeira pedra do Centro Comunitário dos Flamengos, uma infra-estrutura que vem revitalizar a freguesia
Para o dia 11 de Setembro, está agendada a recolha das oferendas e o cortejo com as mesmas. Na noite desta sexta-feira actuarão a Filarmónica Lira e Progresso Feteirense, o Grupo de Cantares Sons do Vale e o artista continental Nelo Ferreira. A noite termina com baile pela “Turma do Rodeo”.
No sábado vai realizar-se um torneio de futebol em escolas, pelas 10h00 e depois do almoço um espectáculo de desportos motorizados.
Ao palco, a partir das 20h30 sobe a Filarmónica Nova Artista Flamenguense, o Grupo Folclórico das Bandeiras do Pico e o grupo “Vale 4”. A grande atracção da noite é a artista continental Nucha. Haverá ainda baile abrilhantado pelos “Turma do Rodeo”.
O ponto alto dos festejos acontece no domingo, dia 13 de Setembro, com a Eucaristia Solene no Centro de Culto, pelas 17h00. A tradicional procissão vai percorrer as artérias da freguesia a partir das 18h30.
A noite as actuações começam pelas 20h30, com a Euterpe de Castelo Branco e, pelas 21h30 sobe ao palco o Grupo Folclórico dos Flamengos. Antes do encerramento com fogo de artifício sobem ao palco as “Estrelas do Vale”.
De acordo com José Leonardo, “este ano vamos apostar na prata da casa… as “Vale 4” nasceram em resposta a um pedido da Junta no sentido de animar as festas dos idosos e agora sobem ao palco da festa. As “Estrelas do Vale” já é uma aposta de alguns anos”.
Pela primeira vez vai ser atribuído o “Prémio Prestígio em Cultura e Desporto”, que sairá das instituições da freguesia. “O objectivo é tentar motivar as pessoas para que trabalhem nas instituições dos Flamengos”.
Outra novidade das Festas da Senhora da Luz é o concurso “Recordar Flamengos”. Este concurso consta de cinco perguntas, às quais os flamenguenses devem responder acertadamente para se habilitarem ao sorteio de uma viagem.
Durante a festa estarão patentes ao público algumas exposições no Polivalente da Casa do Povo.

0 comentários: