quinta-feira, 16 de julho de 2009

Tryangle - Agência do Triângulo dos Açores
Natureza e Bem-estar para uma Marca Triângulo



Com o objectivo de estratégico de criar, desenvolver e promover a creditação e gestão da marca Triângulo dos Açores, foi constituída no passado dia 25 de Junho, por dez associados fundadores a Associação Tryangle - Agência do Triângulo dos Açores.

Simas Santos é o principal impulsionador desta Agência e este na Horta para apresentá-la à Comunicação Social.
Na conferência de imprensa da manhã de terça-feira, Simas Santos disse que “a Tryangle vai tentar estabelecer uma nova pedagogia para esta área do arquipélago. Esta agência tem como objectivo a criação, o desenvolvimento e a acreditação da marca Açores com uma visão de natureza e bem-estar”.
Para além da gestão da marca Triângulo dos Açores, que será usada pelas empresas ligadas à actividade turística das Ilhas de São Jorge, Pico e Faial, esta agência tem ainda como objectivos de actuação a prestação de serviços técnicos de consultadoria, nas áreas da avaliação de projectos e do marketing bem como nas de elaboração de projectos e seu acompanhamento, formação profissional e promoção de eventos, elaboração, execução, coordenação e dinamização de planos, programas e acções de promoção turística nas ilhas do triângulo.
De entre as diversas actividades da agência destaca-se a dinamização da oferta turística das Ilhas do Triângulo, a criação de uma plataforma de cooperação inter-ilhas, intermunicipal e entre as entidades públicas e agentes privados capaz de valorizar recursos endógenos fomentando o desenvolvimento local, económico e social da comunidade e território do triângulo e dar a conhecer a oferta turística nas ilhas do triângulo assim como todas as actividades que contribuam para o desenvolvimento de um turismo de qualidade e sustentado.
A constituição de um fórum de coordenação de esforços e de concertação de estratégias que promova sinergias na composição da oferta e preservação e valorização do território das ilhas envolvidas é também uma das prioridades desta agência.
A Agência Triângulo dos Açores encontra-se a funcionar com os órgãos dirigentes eleitos em Assembleia-geral, no próprio dia da constituição da agência.
Aproveitando, ainda, a deslocação à Ilha do Faial, a direcção da agência apresentou cumprimentos ao Presidente do Município da Horta e encetou conversações com vista ao estabelecimento e parceria com a Associação de Municípios do Triângulo. Actualmente a sede social da agência instalada na Ilha do Pico, mas com delegações nas ilhas de São Jorge e Faial.
Simas Santos frisou ainda que “o facto de estarmos em época alta faz com que só a meados de Setembro possamos entrar em força no terreno. O nosso objectivo principal é criar a marcar, dar-lhe uma imagem e criar uma visão estratégica para a singularidade destas três ilhas que, são extremamente diferentes mas, nenhuma faz sentido sem se falar nas outras e isso dá-nos, em termos de negócios, oportunidades que não existem em mais local nenhum do Arquipélago”.
A Tryangle vai apostar no mercado da Nova Inglaterra, “achamos estranho que ao longo de todos este anos em que os Açores se têm vindo a tentar afirmar como destino turístico, o mercado americano não represente mais de 3% e a Nova Inglaterra não seja mais do que 1%. Nós temos noção que o Triangulo em Julho e Agosto está muito bem mas está muito mau entre Setembro e Junho.”
Simas Santos discorda que se pense que a Tryangle poderá entrar em choque com a Associação de Turismo dos Açores ou mesmo com a Associação Regional de Turismo, diz que vão funcionar com um público especifico e com visões diferentes que não entram em conflitos com nenhum dos organismo já existentes.
Orlando Rosa, presidente da Adeliaçor e vice-presidente da Tryangle salientou na ocasião que “mais de 80% da população da zona de intervenção da Adeliaçor está situada no Triângulo pelo que tudo o que vier para estas três ilhas é bem-vindo. Já há muitos anos que se fala das potencialidades do Triângulo mas do ponto de vista material pouco se tem feito e pensamos que, em conjunto com os nossos parceiros, poderemos discutir e aparecer”.
“Temos uma visão para desenvolver esta zona do arquipélago e do que achamos que deve ser o turismo nesta região. Temos uma visão de natureza e bem-estar, área em que temos grandes potencialidades” – afirma Simas Santos, “vamos tentar ajudar a implementar o golfe na ilha do Faial mas queremos potenciar um usufruto da nossa natureza”.

0 comentários: