quinta-feira, 16 de julho de 2009

Route des Hortênsias rumo aos Açores

Saiu no dia 12 de Julho de França a regata Route des Hortensias que liga Etel-Concarneau-Horta.

Esta é uma regata que já se realiza há mais de 15 anos, num percurso náutico de cerca de 1200 milhas em cada etapa. É uma regata com um cariz mais social do que competitivo tendo trazido ao Faial gente muito simpática ao longo destes anos, onde predomina um espírito marinheiro muito forte.

Recorde-se que esta regata foi criada com o objectivo de prestar uma homenagem a Jean Le Maguer. A iniciativa partiu do filho deste navegador, Yannick Maguer, e por esse motivo foi denominada "Trophée Jean Le Maguer".

Jean Le Maguer, navegador solitário, faleceu na ilha do Faial na sequência de um problema de saúde originado por um acidente sofrido em 1951. E foi em 1992 que Yannick, juntamente com o seu amigo de longa data, Eric Tabarly - o mais conhecido navegador francês - decidiu, no Faial, levar por diante a ideia de criar um rally náutico que perpetuasse o nome do pai. E todos os participantes nesta Regata ao chegarem ao Faial prestam sempre uma homenagem a Jean Le Maguer, rumando ao cemitério do Carmo - onde foi sepultado - depositando hortênsias na sua campa.

A Route des Hortênsias - um excelente veículo de promoção do porto da Horta - já contou com a participação de faialenses, designadamente Hildeberto Luís e Emídio Gonçalves, tendo este último sido vencedor no ano em que participou.

0 comentários: