quinta-feira, 16 de julho de 2009

Faial com 20 Camas para cuidados continuados

A Ilha do Faial dispõe já de 20 camas destinadas ao internamento de doentes de cuidados continuados. O Governo Regional pretende aumentar o número de camas na Região em mais 200 até ao final do ano.

O anúncio foi feito pelo secretário regional da Saúde, Miguel Correia, na cerimónia de assinatura de um protocolo com a Clínica do Bom Jesus, em Ponta Delgada.

Esta unidade vai disponibilizar duas dezenas de camas para cuidados continuados, das quais 12 de média duração e reabilitação e as restantes oito de longa duração.

"Com o aumento da esperança média de vida e o envelhecimento da população, surge o desafio de orientar os serviços de saúde para fazer face a doenças crónicas incapacitantes e apoiar pessoas com doenças incuráveis, em estado avançado e em fase final de vida", afirmou Miguel Correia.

Na intervenção que proferiu na cerimónia, o secretário regional da Saúde salientou que esta medida permite não só "manter os hospitais disponíveis" para atender a outras situações de natureza clínica mas também "criar condições capazes de dar resposta aos cidadãos no campo médico e em termos humanos".

As 20 camas do protocolo assinado juntam-se a outras 64 existentes em Ponta Delgada, ao abrigo de um protocolo assinado em 2004 com a Misericórdia local.

Nas restantes ilhas açorianas, a rede de cuidados continuados dispõe de mais 92 camas, das quais 60 na Horta (Faial), 30 em Velas (S. Jorge) e as restantes 12 em Angra do Heroísmo (Terceira).

0 comentários: