sexta-feira, 10 de julho de 2009

14ª Edição festas Cais Agosto


O programa da 14ª edição das festas Cais Agosto, a realizar-se entre os dias 30 de Julho e 2 de Agosto, foi apresentado, em conferência de imprensa esta Terça-feira, 7 de Julho, na Biblioteca Municipal de São Roque do Pico.
Salomé Gomes, presidente da Associação Cultural de São Roque, assume que “este ano a equipa apostou numa imagem mais arrojada, dirigida a todas as faixas etárias e proporcional às festas”.
A conferência de imprensa serviu para apresentação oficial do cartaz Cais Agosto 2009, “elaborado por uma equipa jovem e local” com destaque para o slogan “o teu festival de Verão”. Salomé Gomes destacou ainda a criação do primeiro site das festas “com toda a informação necessária a quem queira chegar até a São Roque do Pico e viver o Cais Agosto”(www.caisagosto.net).
Pela primeira vez a Associação regionalizou a publicidade das festas, contando com a distribuição de cartazes por todas as ilhas e divulgação em inúmeras revistas dos Açores e Continente.
O programa apresenta como cabeças de cartaz os Deolinda, Mikael Carreira, La Frontera, Buraka Som Sistema e a Banda A Gosto. O palco da praceta dos Baleeiros contará ainda com a actuação musical da banda Bate n’Avó. De salientar que depois das actuações principais, o palco será todas as noites invadido por DJ’s (Oten e Mafias, Lilia e Rui Z, André Ne VJ Krupt), numa animação extra.
Ainda na animação musical estão previstos um encontro Hip Hop, actuações das quatro bandas filarmónicas e do grupo folclórico do concelho, a primeira formação master-class em trompete, ainda a exibição do grupo de danças populares do Paraguai e animação de rua com os gaiteiros de Freiria.
No fim-de-semana o programa conta com desfile de marchas, de motociclos e um cortejo etnográfico.
No plano cultural a Associação apresentará a reedição da obra Narcose de Almeida Firmino poeta que deu nome ao concurso literário do concelho de São Roque do Pico. Será ainda apresentada a obra de Norberta Amorim intitulada Pico: A Abordagem de uma ilha – A história das famílias no séc. XIX.
A organização disponibiliza também inúmeras exposições com destaque para aRetrospectiva dos últimos 14 anos das festas Cais Agosto.
Organizada pela Biblioteca Municipal de São Roque do Pico o festival de Verãocontará com uma feira do livro.
Durante as tardes a organização dispõem de diversas actividades desportivas,tais como as regatas de botes baleeiros (vela e remo), a 3ª prova do Campeonato Regional de Canoagem, a prova de vela ligeira, de natação, de tiro, de radiomodelismo, o Torneio Cais Agosto de volei de praia, o I Open de Orientação, de paintball e futebol de veteranos. No último dia e pela segunda vez acontecem jogos de perícia intitulados Cais Agosto Challenge.
Apostando no turismo a Associação Cultural organizou visitas turística pelo concelho de São Roque do Pico gratuitas intituladas Circuito Gostos e Olhares. Haverá ainda passeios turísticos em motociclos. Mantêm-se as viagens em botes baleeiros, rebocados por lanchas da baleia, uma tradição das festas Cais Agosto.
Neste sector é novidade a primeira Feira Comercial Cais Agosto onde estarão em mostra diversas empresas concelhias e da ilha do Pico.
Durante os quatro dias de festa serão dispostos para os mais pequenos insufláveis no Jardim Municipal.
Luís Filipe Silva, presidente da Comissão de Festas, em representação da Câmara Municipal de São Roque do Pico, referiu que esta é uma festa preparada para todos e que conta com a contribuição de toda a sociedade. “Só assim faz sentido, todos os anos, organizar o Cais Agosto, com um programa, pensado para todas as faixas etárias.” O orçamento das festas Cais Agosto 2009 ronda os 110 mil euros, o mesmo valor dos últimos três anos. O maior patrocínio é da Autarquia de São Roque do Pico na ordem dos 85 mil euros, os restantes 25 mil dividem-se por diversas empresas locais e regional.

0 comentários: