sexta-feira, 26 de junho de 2009

Paulo Oliveira quer promover comércio tradicional na Matriz

Paulo Oliveira, candidato do PSD/Açores à presidência da câmara da Horta apresentou terça-feira o Plano Estratégico para a freguesia da Matriz, cujo objectivo é “inverter o declínio” do comércio tradicional e aproveitar o “grande potencial” do sector.


“Estamos perante um grande potencial, que carece de um Plano Estratégico, que inverta o declínio que regista, com acções imediatas no terreno, que contribuam para novas oportunidades de negócio, criando mais postos de trabalho, mais animação, dirigida a residentes e a passantes”, afirmou Paulo Oliveira, em declarações aos jornalistas.

Oliveira defende que importa vencer os constrangimentos dos transportes aéreos e marítimos, por forma a ficarmos mais acessíveis, quer do exterior, quer das restantes ilhas dos Açores, designadamente, das ilhas do Triângulo – São Jorge e Pico, transformando, desde logo, o nosso mercado potencial, de 16 para 40 mil pessoas.
O plano apresentado pelo candidato social-democrata prevê uma candidatura conjunta da câmara municipal com a Câmara do Comércio, “no sentido de um novo programa de requalificação urbana, devidamente articulado e equilibrado, por forma a atingirmos uma verdadeira parceria comercial urbana”.
Paulo Oliveira propôs também uma aposta na requalificação urbana, “com novo design urbano, redefinindo as áreas viárias, pedonais e de estacionamento, consequência e benefício maior da obra do saneamento básico”.
O candidato do PSD/Açores à presidência da câmara da Horta defendeu, igualmente, a “profunda remodelação” dos espaços físicos comuns e lojas comerciais do mercado municipal.
O documento prevê, ainda, a criação de bolsas de estacionamento para “beneficiar e fidelizar” os clientes do comércio tradicional, a pedonalização por troços de algumas das principais artérias urbanas e o alargamento de passeios, em articulação com os bombeiros, de forma a “aumentar a sua operacionalidade enquanto o quartel se mantiver instalado no centro da cidade”.

0 comentários: