sexta-feira, 22 de maio de 2009

Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX”

O V Colóquio “O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XX” terá lugar de 17 a 20 de Maio de 2010 nas ilhas do Faial e de S. Jorge.

O evento, cujas últimas edições decorreram de quatro em quatro anos, é uma iniciativa conjunta do Núcleo Cultural da Horta, da Câmara Municipal da Horta e da Coordenação da Direcção Regional da Cultura na Ilha do Faial.

“A república e o governo das Ilhas (1910 -2010)”, “As dinâmicas do povoamento e a criação dos municípios: no V centenário do concelho do Topo - S. Jorge (1510-2010)”, “Sociedade, Comportamentos e Quotidianos”, “Agricultura, Comércio e Indústria”, “População, Emigração e Diáspora”, “Religião, Poderes e Instituições” e “Cultura, Artes e Património” são as áreas temáticas do colóquio do próximo ano.

Este colóquio tem como objectivos estimular a investigação, o debate e a divulgação de temas de natureza histórica que incidam, essencialmente, sobre as ilhas de Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo, aquelas que, por serem mais periféricas, têm sido, também, objecto de menos estudos.

A Comissão Científica deste quinto colóquio é constituída por Artur Teodoro de Matos, Avelino de Freitas de Meneses, João Saramago, José Guilherme Reis Leite, Maria Norberta Amorim e Ricardo Madruga da Costa, enquanto a Comissão Organizadora integra Estela Silveira, Francisco Gomes, Jorge Costa Pereira e Margarida Barreto.

As anteriores edições deste colóquio decorrem em 1993 (no Faial e no Pico), 1997 (no Faial e em S. Jorge), 2002 (no Faial e nas Flores) e 2006 (no Faial e Pico).

 

0 comentários: