quinta-feira, 14 de maio de 2009


APRESENTAÇÃO DA SEMANA DO MAR 2009

Apesar de encontrar no festival náutico a sua principal razão de ser, a Semana do Mar alarga-se a terra, com os concertos dos grupos musicais, a actuação de ranchos folclóricos e grupos etnográficos, as exposições, a venda de artesanato, a gastronomia, tudo isto num ambiente de festa e diversão.

31 espectáculos musicais
10 acções ambientais
5 eventos internacionais
23 provas náuticas
300 mil euros


Maria José Silva

Foi apresentado na manhã de segunda-feira, na Marina da Horta, o programa da 34.ª edição da Semana do Mar que, como é sabido, se realiza ao longo da primeira semana no mês de Agosto e para além de constituir o maior festival náutico do País, conta com diversas outras actividades de cariz cultural e de entretenimento, podendo afirmar-se estarmos na presença da maior festa da ilha do Faial e uma das mais importantes do arquipélago, assumindo até, na sua dimensão marítimo-desportiva, uma projecção internacional cada vez mais digna de registo.
Tony Carreira é o cabeça de cartaz deste festival, organizado pela Câmara Municipal da Horta, em colaboração com outras entidades ligadas aos desportos náuticos e ao turismo, entre as quais assume particular destaque o Clube Naval da Horta, o evento abarca diversas provas desportivas de diferentes modalidades, enchendo e embelezando a Baía da Horta, o Canal entre o Faial e o Pico e a Baía de Porto Pim.
É extenso e rico o conjunto de acontecimentos, contando com regatas de vela ligeira, de cruzeiro e de botes baleeiros, provas de remo, canoagem, jet-ski, natação, pólo aquático e pesca desportiva, entre muitos outros.
Com início marcado para a sexta-feira dia 31 de Julho, este festival prolongar-se-á até ao dia 9, numa semana de actividades de cariz cultural e entretenimento.
II Regata Transatlântica Ceuta-Horta-Ceuta, Route dês Hortênsias, Regata Internacional Vannes-Horta-Vannes, XXI Atlantis Cup e ARC Europe são os eventos internacionais que marcarão presença na Semana do Mar 2009.
Expomar; Feira Regional de Artesanato, Centro de Exposições, Feira Gastronómica, Festival de Folclore, Botes Baleeiros, Rumo ao Abismo, Pesca Desportiva; Corso Alusivo “Rotas do Atlântico” e claro os artistas: Tony Carreira, Os Corvos, Companhia de Dança Folclórica de Guadalupe, Paraguai Rori, Tuna Feminina de Medicina do Porto, Só Forró, Punkada, Bandarra, Tributo aos U2, Sete Colinas, Noizd e Orquestra da CMH.
Na conferência de apresentação, João Castro, presidente da Câmara Municipal da Horta, sublinhou a ideia de que “Semana do Mar oferece o mais importante Festival Náutico do país, organizado pelo Clube Naval da Horta, não só pelo número de provas e atletas que envolve em competição, mas também pelas diversas propostas de diversão e entretenimento.”
A 34.ª edição deste certame terá como destaque a realização do Festival Internacional de Vela Ligeira, que no ano passado contou com a presença de todos os clubes navais da Região, do Funchal, de Tenerife, de Vigo, Ceuta, Sables d´Olonne, dos Estados Unidos, de Madrid e de Portimão.
Este evento traduz-se num forte veículo de promoção turística pela sua crescente expressão mediática e pelo acompanhamento dado pelos encarregados de educação que acompanham os filhos aos Açores aproveitando o facto da realização do festival para escolher os Açores como destino de férias.
O projecto “Rumo ao Abismo”, com os apneístas do Clube Naval da Horta, desafia as profundidades do Atlântico em busca de novos recordes de mergulho livre em apneia.

O Parque Juventude tem sido instalado no Parque da Alagoa, e este ano não será excepção, apesar de poder ter que sofrer algumas alterações, consoante o avanço das obras do Porto.
A Festa do Livro mais do que um encontro com a leitura representará igualmente uma oportunidade de contacto com as novas e adaptadas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional da Horta – João José da Graça. Nos últimos anos, mais de 100 editoras fizeram-se representar neste evento, sendo esperadas muitas novidades na edição deste ano da Festa do Livro.
A Feira Regional de Artesanato é organizada pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato, veio garantir melhores condições de exposição aos artesãos, bem como alargar o leque de trabalhos que habitualmente surgem neste tipo de eventos. Possui vários expositores com as tradicionais rendas açorianas, os produtos em escama de peixe, bordados a palha, trabalhos em madeira, aplicações em biscuit, guardanapo ou vidro, osso de baleia ou as típicas aplicações a retalhos.
A Expomar, por seu turno, trouxe à Semana do Mar um novo pólo de atracção e uma dinâmica própria que resulta não só da qualidade dos expositores, mas também da variedade de vertentes abrangidas e quantidade de equipamentos e embarcações expostas.
Na sua 34.ª edição, a Semana do Mar acentua a vocação marítima da cidade da Horta, numa fidelidade às suas origens e à sua própria denominação. Neste contexto surgiu no ano de 200, a 1.º edição da Feira Gastronómica, trazendo à cidade da Horta os sabores de várias regiões dos Açores e Continente, tendo subjacente à sua organização, a promoção de produtos regionais ligados à terra e ao mar numa interligação histórica de sabores.


Marcha da Semana do Mar na voz de Renata Rodrigues

“Mosqueteiros do Canal” foi o pseudónimo adoptado pelos vencedores da edição 2009 do concurso para a marcha da Semana do Mar. Victor Rui Dores e Fernando Goulart dão assim corpo à letra e à música de uma marcha que passa em revista os momentos mais marcantes da história da ilha do Faial.
A marcha da 34.ª edição da Semana do Mar é interpretada pela faialense Renata Rodrigues, o mais jovem rosto de sempre a subir ao palco na maior festa do concelho da Horta.
Renata Rodrigues é aluna do 11.º ano na Escola Secundária Manuel de Arriaga, membro do Clube de Teatro "Sortes à Ventura", daquela escola, e estudante de Canto no Conservatório Regional da Horta. Canta desde muito nova, sendo actualmente um dos elementos da banda "Gerações".
À semelhança do concurso para selecção do cartaz oficial, a selecção da marcha decorre dois meses mais cedo do que tem acontecido em anos anteriores, seguindo a perspectiva da Organização da Semana do Mar de antecipação de datas, tendo em vista uma maior divulgação e promoção deste evento que marca o calendário de festas dos Açores.
A letra percorre o povoamento da ilha “por gente de muitas raças”, passando pela família Dabney, pela importância da indústria baleeira e pela elevação de vila a cidade. Nos seus versos canta-se ainda a “Horta dos cabos, das companhias”, as emoções de um vulcão “razão do nosso povo emigrante” e de uma Marina cosmopolita que tem no Peter “o mundo todo a teus pés”.

I
É flamenga, loira e engraçada
Foi povoada por gente de muitas raças!
E foi o seu primeiro namorado
Um tal fidalgo que era Dutra de outras praças…
Faial das faias foi o seu pai quinhentista
Com mar à vista, plantou pastel e urzela
Na caravela levou saudades
Fez amizades e debruçou-se à janela.

II
Da laranja fez sua riqueza
E sobre a mesa pôs verdelho apetecido!
Família Dabney foi mais valia
A luz do dia para um povo empobrecido…
E a baleia foi mercado importante
Comerciante foi de toda a qualidade!
Cresceu na doca, foi ilustrada
Civilizada, foi de vila a cidade.

Refrão
Horta, meu amor da maré cheia
És meu canto de sereia
A palpitar no meu peito!
És beijo quente e olhar apaixonado
Cabo largado de uma regata a preceito!
Horta, tatuada de ternura
Com veleiros de aventura
Pela amura de bombordo…
Minha cidade, és o verso que persigo
Se queres bailar comigo
Eu hei-de ser o teu par!
Para soltar a encurralada fera
Estou aqui à tua espera
Nesta Semana do Mar!

III
Horta dos cabos, das companhias
Alegres dias a viver com estrangeiros!
Mil marinheiros, frotas diversas
Ruas, travessas, barcos e aventureiros…
Depois vieram duas guerras mundiais
E vendavais aconteceram, mas de amor…
Cidade artista, contrabandista
Que conheceu o Dia de São Vapor!

IV
Em Setembro a terra explodiu
E então surgiu do mar um Vulcão flamejante!
Ai Capelinhos da emoção
És a razão do nosso povo emigrante…
Mas tu, ó Horta, tens a marinheira sina
E na Marina cabem todas as marés!
Cosmopolita, és tão bonita
E tens no “Peter” o mundo todo a teus pés!
Refrão – Bis – Fim

Letra: Victor Rui Dores
Música: Fernando Goulart
Intérprete: Renata Rodrigues

0 comentários: