quinta-feira, 30 de abril de 2009


Portal da Educação e da Juventude

 

Foi apresentado na manhã de quarta-feira, no Teatro Faialense, o Portal da Educação e da Juventude.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal da Horta que se desenvolveu através do Conselho Municipal de Juventude, Ciência e Conhecimento.

Disponível no endereço http://juve.cmhorta.pt, este site disponibiliza informação direccionada em dois sentidos: Educação e Juventude.

João Castro, presidente da Câmara Municipal da Horta, falou aos presentes e referiu que este site surgiu após a recente aprovação do Cartão-jovem Inter Municipal, a que já nos reportamos anteriormente, e com o objectivo de organizar a informação educativa e de juventude para que se torne mais expedita e funcional para os jovens.

Um dos aspectos salientados durante esta apresentação que contou com a presença de alunos e parceiros da iniciativa, foi o facto de ter sido criada uma Bolsa de Emprego neste site.

A Câmara Municipal da Horta com a criação da Bolsa de Emprego Municipal pretende potenciar a proximidade entre a procura e a oferta de emprego no Município e complementar desta forma a sua politica de atracção de investimento e de criação de novos postos de trabalho. Este projecto foi criado com o intuito de fomentar a criação de emprego local que permita a fixação de jovens no Concelho e disponibilizar, junto dos potenciais empregadores, um canal privilegiado de recrutamento e selecção de pessoal, com a vantagem de divulgação de grande escala e gratuita das suas ofertas de emprego.

Helena Reis, Vereadora com este Pelouro, mostrou-se muito satisfeita com a página e aprofundou alguns dos links lá existentes, para que os jovens tivessem uma percepção real da ferramenta que têm agora à sua disposição.

De acordo com a Vereadora, “a ideia de compilar toda esta informação, que versa desde o parque escolar do Faial, os programas e actividades educativas municipais, legislação subjacente a todas estas questões, bem como estruturas juvenis, estruturas para jovens por freguesias e/ou apoios municipais, surgiu logo na primeira reunião do Conselho.”

O Conselho Municipal da Juventude tem como objectivos Promover o diálogo com e entre os jovens residentes no Faial analisando os seus problemas, necessidades e expectativas, de forma a permitir à Câmara Municipal a execução sustentada de uma Politica Municipal para a Juventude e estabelecer o primado da Ciência e do Conhecimento como vectores fundamentais para o desenvolvimento da estrutura social do Concelho da Horta.

 

0 comentários: