segunda-feira, 27 de abril de 2009

“O Reiki trouxe mudanças significativas na minha vida”

Hoje em dia já existem profissionais da medicina convencional que utilizam o Reiki como terapia complementar. O Reiki trata o indivíduo em todos os níveis. A medicina convencional, trata os sintomas físicos, actuando de forma directa nos processos bioquímicos do organismo. Assim, pode-se dizer que o Reiki é o complemento perfeito da medicina convencional no alívio de todas as doenças, vitaliza o metabolismo geral, acelera o processo de cura, diminui os efeitos secundários, fortalece o sistema imunológico, melhora a circulação sanguínea, elimina toxinas, e melhora o bem-estar tanto emocional como psicológico.

Braz Teixeira é Professor de Reiki e Facilitador de Reiki e Xamanismo e fala-nos desta terapia natural.


Como surgiu o seu interesse por este Sistema de Terapia Natural?

As sucessivas percas de familiares e pessoas queridas que fui tendo durante a minha juventude, fez-me pensar e acreditar «um saber interior» que por certo seríamos muito mais do que uns seres somente físicos com um início e um fim, e que a vida não se resumia apenas a uma história no espaço físico.

Como curioso que sou, e a vontade de comprovar aquilo em que acredito, mantive sempre o coração e a mente abertos e o facto de estar ligado na parte profissional à internet, fui pesquisando aqui e ali, entrando também na vida por vezes em portas que eu pensava não me terem levado a lado nenhum, o facto é que eu tinha que passar por elas, para percorrer um caminho e chegar aqui.

O certo é que agora percebo porque acreditei que algo mais existia, como também existe uma força Maior, uma Energia tão poderosa, tão cheia de Amor Incondicional e que é simplesmente o que nos alimenta, nos liga e cura a todos os níveis.

O Reiki trouxe mudanças significativas na minha vida, e fez com que me apercebesse de toda a minha existência. Aprendi a ter mais auto-confiança, a ser mais alegre, mais natural e, sobretudo a acreditar que tudo é possível. Aprendi a gostar muito mais de mim, a ser mais independente e que o estado natural do ser humano é a alegria.

Agora, agradeço e aprecio tudo o que o Universo me oferece, ou seja, tudo o que me sorri todos os dias. Alguns pensarão que as minhas preocupações deixaram de existir, mas não, continuo a ter alguns problemas para resolver, só que agora vejo com menos dramatismo e como uma oportunidade de aprendizagem. Também agora, consigo ser mais objectivo dizendo o «sim» e o «não», mas com o respectivo sentimento.

Como tem sido feito o seu percurso no Reiki?

Comecei por obter o Nível 1 (Shoden) do Reiki  Janeiro de 2008, em Fevereiro adquiri o Nível 2 (Okuden) e o Nível 3 (Shinpiden – Mestrado) em Julho do mesmo ano.

Fiz e tenho vindo a fazer em horário pós laboral, terapias Reiki, a pessoas, incluindo amigos, o que para mim tem sido uma honra pelo facto de ter o privilégio de ser um canal da Energia Reiki.

Neste momento, disponibilizo cursos e terapias a quem pretender, e estou também empenhado na minha evolução espiritual, e na busca de melhores formas de ajudar as pessoas. O Reiki é dividido em 3 graus (1º, 2º e 3º Nível) e disponibilizado, com contrapartida de um investimento, a todas as pessoas independentemente das crenças, raças, cor, religiões, nível social e preferência sexual, que possam ter.

Neste meu caminho de evolução e conjuntamente com o Reiki, seguindo uma outra vertente que é o Xamanismo, outro sistema de terapia natural com ferramentas que trabalham directamente áreas mais específicas, como a extracção de energias (externas) obsessivas e possessivas que se alojam no ser humano por diversas razões, originando quase sempre o impedimento da cura.

Quanto à minha vida social, tenho muito bons amigos. Por vezes, embora possa não concordar ou gostar das atitudes de algumas pessoas, mas porque acredito e confio que tudo acontece de forma perfeita, tento não interferir no seu próprio caminho e deixo-as seguir o seu livre arbítrio, respeitando as suas diferenças.

Sinto-me honrado por sentir o apoio de Seres extraordinários, como sejam: amigos, familiares, anjos, arcanjos, professores, alunos, animais e plantas, e agradeço profundamente ao Universo por poder partilhar desta Energia de Luz.

Qual a importância do Reiki para a vida das pessoas?

Na Terapia, quando se transmuta a energia curativa para o receptor (pessoa), esta vai anular bloqueios energéticos adquiridos, restaurando e equilibrando a energia a todos os níveis, dando origem a processos de cura.

No caso da iniciação em Reiki, abre caminho para o desenvolvimento pessoal e espiritual, ajudando-nos a desenvolver as nossas qualidades, talentos e ambições, aproximando-nos do poder ilimitado da nossa força energética.

O Reiki pode actuar e acelerar o processo de cura em doenças tais como:

Constipações, gripes, diabetes, dores de cabeça, dores musculares, fadiga, distúrbios do sono, enxaquecas, alergias, anemia, asma, bronquite, cálculos renais ou vesiculares, cancro, cólicas nos bebés, depressão, epilepsia, insónia, hipertensão, gastrite, problemas intestinais, úlcera, stress, recuperação de cirurgias, ciáticas, fibromialgias, fracturas ósseas, problemas de coluna, e outras tantas enfermidades.

O que é o Reiki?

Definir o Reiki não é uma tarefa fácil e por vezes não se tem uma resposta pronta e objectiva como a maioria das pessoas desejaria, mas posso desde já dizer que é a Fonte de Energia de tudo o que existe. De qualquer forma, tentarei definir resumidamente o que é o Reiki, sendo a melhor resposta e a melhor definição, a que é dada pelo corpo humano quando recebe esta Energia.

Este Sistema nasceu no Japão pela mão do Dr. Mikao Usui(1) em 1922. Desde aí, a sua qualidade, simplicidade e eficácia, tem afirmado em todo o planeta, graças aos resultados que inequivocamente auxilia a concretizar.

Bem, penso que praticamente todos estamos de acordo com a existência de uma Força Suprema de Energia Universal ou Fonte de Energia Vital e que tudo o que existe é Energia vibrante (E=MC2).

O Reiki é uma Energia de Amor Incondicional  pelo facto de beneficiar todos os seres vivos do universo (aves, plantas, animais, assim como todos os seres humanos, sejam jovens ou idosos, pobres ou ricos e tenham ou não religião) .  Este método liga-nos à Energia Universal, o que faz com que possamos harmonizar a nossa própria vida (nossa Energia Vital), bem como de qualquer outro ser.  Chamo-lhe «Reiki» porque a aprendi com esta denominação. 

O Reiki Usui Shiki Ryoho é um sistema de cura energética e desenvolvimento humano. Este método de cura natural funciona através da imposição das mãos do terapeuta (praticante de Reiki) onde aplica a Energia Vital Universal a um receptor (Ser), proporcionando-lhe um equilíbrio energético a todos os Níveis (físico, emocional, mental e espiritual). Esta energia pode ser utilizada para melhorar a nossa saúde, e por consequência, a nossa vida. A palavra REIKI é de origem japonesa, e divide-se em REI e KI. Significando respectivamente Energia Cósmica Universal e Energia Vital Individual.

Todos nós irradiamos calor por todo corpo, e junto com esse calor sai também a Energia Vital a que damos o nome de KI, e que por exemplo outras culturas e outros povos usam nomes como Orenda (Índios Iroqueses Americanos), Energia Bioplasmática (Russos), CHI (Chineses), Mana (Hunas da Polinésia) e na Índia é conhecida por Prana.

A KI é a energia da vida que estimula as funções vitais do nosso corpo, nutrindo as células e os órgãos. A partir do ar, da água, dos alimentos e do Sol, todos os seres vivos produzem a KI.

A KI flui a nível físico nos canais energéticos, ou seja nos meridianos, nadis e chacras.

Na situação em que a KI deixa de fluir com normalidade, surgem bloqueios físicos, mentais, emocionais e espirituais, cristalizando-se em forma de doenças. Da mesma forma que, quando a KI cessa, deixamos de ter vida na dimensão física. Estamos sempre a ser desequilibrados com angústias, depressões, pensamentos, atitudes negativas, preocupações excessivas, falta de auto-estima, de autoconfiança, de alimentação e muitos outros factores, etc.

Por isso é essencial equilibrarmos a nossa energia KI, para que funcionemos perfeitamente. Esse equilíbrio pode ser então harmonizado através da REI (Energia Universal), fazendo com que se processe a melhoria da qualidade de vida do nosso Ser em todos os níveis.

 (1)- Mikao Usui nasceu no Japão em Taniai, Yamagata (1865-1926) e era, entre outros aspectos, um monge budista. Estudou Kiko (versão japonesa do Chi Kung chinês), sistema de cura de outras pessoas em que se utiliza a própria energia vital KI

Quais são os seus objectivos?

Como sendo uma Terapia natural e sistema de desenvolvimento humano, não substitui os cuidados médicos convencionais. Também não é proposto no sentido de contra-indicar ou substituir conselhos ou tratamentos médicos convencionais, pode ser sim um acelerador desses mesmos tratamentos. Hoje em dia já existem profissionais da medicina convencional que utilizam o Reiki como terapia complementar.

O Reiki trata o indivíduo em todos os níveis. A medicina convencional, trata os sintomas físicos, actuando de forma directa nos processos bioquímicos do organismo. Assim, pode-se dizer que o Reiki é o complemento perfeito da medicina convencional no alívio de todas as doenças, vitaliza o metabolismo geral, acelera o processo de cura, diminui os efeitos secundários, fortalece o sistema imunológico, melhora a circulação sanguínea, elimina toxinas, e melhora o bem-estar tanto emocional como psicológico.

O Reiki funciona incondicionalmente sempre a favor da vida. A aplicação de Reiki, no caso de doentes com doenças terminais poderá não impedir a morte. Pode ajudar a vida a tomar o rumo certo, abreviando o processo, e pode ajudar a Alma a aceitar o seu Caminho, visto que a morte faz parte da Vida.

O Reiki preconiza, acima de tudo, que haja cada vez mais Amor sobre a Terra, visto ser o Amor (o alimento, a cura) que ajuda ao bem-estar da alma e é também o aditivo à evolução da nossa consciência.

 

Pode provar que o Reiki funciona?

Basta que a pessoa com dúvidas se deite numa marquesa e deixe que o terapeuta lhe canalize a Energia Reiki. Se entretanto, alguém disser que não sentiu a transmissão de energia, então só poderão existir duas respostas: Quem canalizou a energia não foi iniciado em Reiki (falso terapeuta) ou quem canalizou foi iniciado em Reiki e a pessoa receptora mentiu. Também é muito normal que o receptor durma durante a transmissão de energia (efeito do Reiki) e diga que não sentiu nada, Lógico. Nada misterioso porque a linguagem desta Energia Universal é holográfica e invisível fisicamente ao ser humano comum. No entanto é perceptível e poderá ser medida com aparelhos electrónicos. Logo não é o Terapeuta ou o Mestre que tem que prová-lo.

 

0 comentários: