Campeonato Regional de Botes Baleeiros

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Já é conhecido o calendário do Campeonato Regional de Botes Baleeiros.
A primeira prova realiza-se a 17 de Maio, por ocasião dos festejos de Nossa Senhora das Angústias.
Ao todo são onze as provas que compõe este campeonato que, em boa hora, devolveu os botes baleeiros ao mar.
Em tempos utilizados como ganha-pão das gentes desta terra, hoje são um “instrumento” de lazer que mobilizam muitas pessoas.
No Faial quase todas as freguesias têm botes baleeiros que participam no Campeonato de Ilha, juntando várias gerações e proporcionando espectáculos de infinita beleza quando elevam as suas velas e partem à bolina.
De acordo com a Wikipédia, bote baleeiro é um tipo de pequena embarcação, com propulsão mista a remo e à vela, muito rápidas, ligeiras e manobráveis, que foram utilizados na caça à baleia a partir de navios-mãe (como os baleeiros da Nova Inglaterra) ou a partir de estações costeiras (como foi comum nos Açores até 1986). Embora abusivamente, o nome estendeu-se às baleeiras, nome comum porque são conhecidas as embarcações de emergências utilizadas para evacuar um navio em perigo.

 

Devido à necessidade de velocidade e manobrabilidade, os botes baleeiros eram construídos com madeiras leves e tinham um perfil afilado por forma a obter um bom desempenho hidrodinâmico. Em geral usavam companhas de 6 a 8 remadores e eram governados fazendo uso de uma esparrela que era empunhado pelo mestre à popa.

 

0 comentários: