A propósito da violência no Faial - Reforço do policiamento ao fim-de-semana

quinta-feira, 26 de março de 2009


O Comandante Carlos Ferreira, em entrevista, esclarece qual a posição da PSP da Horta face à violência que tem acontecido nos últimos tempos no Faial.
Afirma que o Faial é uma ilha segura mas a PSP está, preocupada em acompanhar estes incidentes.


O Faial tem sido fustigado por uma "onda de violência". Há alguns fins-de-semana a esta parte que têm existido brigas, algumas das quais resultaram em feridos graves. Estamos perante um cenário preocupante. O que pensa a Polícia de Segurança Pública a esse respeito?
O Faial é uma ilha com elevados índices de segurança, onde os residentes e as pessoas que nos visitam podem passear à vontade e, como os próprios visitantes declaram, respiram segurança. Nestes momentos mais delicados, devemos ter o cuidado de não fomentar alarmismo social para não potenciar a insegurança. No entanto, a PSP está, naturalmente, preocupada e a acompanhar estes incidentes recentes, no sentido de compreender as circunstâncias exactas em que ocorreram e levar à justiça os responsáveis.

O controle/prevenção dessas situações passa por um maior policiamento sobretudo nas discotecas?
Relativamente aos estabelecimentos, há um regime jurídico que estabelece as regras de garantia de segurança, designadamente a obrigatoriedade de existência de vigilantes de segurança privada e de utilização de equipamentos de controlo à entrada e de sistemas de CCTV. Saliento que os vigilantes de segurança privada têm obrigações muito concretas em matéria de colaboração com a PSP, pois a actividade exercida assume-se como um complemento da actividade das forças de segurança.
Para além dos meios de segurança privada, existe ainda a possibilidade excepcional de recurso a meios do Estado, ou seja, no caso concreto do Faial, a efectivos da Polícia de Segurança Pública em regime de serviço remunerado, mas apenas em situações devidamente fundamentadas e mediante requerimento do interessado, parecer do comandante local da força de segurança e autorização expressa da Direcção Nacional.

E nas zonas de divertimento nocturno?
Eu gostaria de esclarecer que todos os cidadãos têm direito à segurança, não apenas os frequentadores dos estabelecimentos de diversão nocturna. O trabalhador agrícola ou qualquer outro profissional que trabalhou durante todo o dia e à noite quer descansar, tem direito a que a Polícia zele pela sua segurança e dos seus bens...
Relativamente à zona envolvente dos estabelecimentos, face ao aparecimento destas situações, a prevenção poderá passar pela reorientação do modelo de actuação policial, o que foi já concretizado e continua a ser parametrizado, mas também por outras medidas que poderão incluir, por exemplo, o reforço da iluminação nas artérias adjacentes.

Quais os motivos desses desacatos? Álcool ou somente má conduta?
Importa ter a noção de que nem todas as situações têm a mesma origem ou são difíceis de explicar. Sempre houve consumos excessivos nos espaços de divertimento nocturno e conflitos verbais e físicos, pois o próprio ambiente e a concentração de pessoas podem propiciar o conflito. Nestas situações mais recentes, preocupa-me fundamentalmente o que poderá resultar de má conduta, provavelmente associada a uma má formação individual. O consumo de álcool é um problema muito mais abrangente na nossa sociedade, incluindo na população faialense, e tem que ser objecto de uma intervenção mais alargada e integrada. Mas não deixa de estar associado a problemas familiares graves, relativamente aos quais já tive oportunidade de alertar neste jornal, e que têm influência decisiva na falta preparação dos pais para exercer o seu papel, na ausência de acompanhamento familiar aos jovens e, consequentemente, no crescimento sem regras ou perspectivas de futuro e na construção da sua personalidade sem modelos positivos de comportamento.

No fim-de-semana de 13 e 14 de Março, a PSP levou a cabo operações de fiscalização. Quantas viaturas e agentes estiveram envolvidos?
No passado fim-de-semana, a PSP desencadeou na ilha do Faial duas operações, uma na sexta-feira e outra no sábado. Na primeira foram empenhados 9 elementos, distribuídos por 4 viaturas. No sábado, numa acção mais abrangente, foram empenhados 20 elementos policiais e 8 viaturas, do Comando da Divisão, das Esquadras de Intervenção e Fiscalização Policial, de Investigação Criminal, de Trânsito e da Esquadra da Horta.

O facto de se ter "cercado" a cidade não atenuou essas rixas, mas certamente alertou os cidadãos! É para continuar?
A mobilização destes meios e a sua disposição no terreno tinham objectivos definidos. Penso que as pessoas perceberam a mensagem da PSP, mas não queiramos criar um conceito de “cidade-polícia” na Horta, temos uma das cidades mais seguras do país com o contributo da Instituição PSP e dos profissionais de polícia da ilha do Faial, que têm vertido muito suor, dedicado todas as suas capacidades e abdicado de muito tempo de descanso e convívio familiar sem qualquer contrapartida, para garantirmos a segurança na ilha. É preciso ter a noção de que não se consegue prevenir todos os delitos, nem se conseguem colocar polícias em todas as ruas, por isso a colaboração da população é também fundamental para a segurança.

Em relação ao assalto verificado na Bomba de Gasolina. O que se passou?
Como foi a acção da PSP?

Bem, a forma como ocorreu o assalto é conhecida, com utilização de uma arma muito semelhante às da Polícia, mas de ar comprimido. Aproximadamente 15 minutos após a comunicação, a PSP colocou no terreno cerca de 20 elementos, incluindo até um subchefe em serviço nas Flores que chegara nesse dia para uma acção de formação. As fases de análise, planeamento da intervenção, procura do suspeito, detecção, perseguição e imobilização do mesmo decorreram em tempo recorde e com grande qualidade, pois as consequências poderiam ter sido extremamente gravosas, sobretudo para o suspeito.
Apesar de se ter criado algum alarmismo social e das pessoas só conseguirem pensar no crime praticado, a verdade é que uma vez mais, a PSP actuou e deteve rapidamente o seu autor, que está neste momento em prisão preventiva.

Vamos ter um reforço do policiamento durante os fins-de-semana?
Temos uma reformulação do modelo de policiamento ao fim-de-semana e continuamos a avaliar a evolução da situação. O que me parece fundamental é transmitir à população que a Polícia de Segurança Pública está a trabalhar no sentido de continuar a garantir aos faialenses as mais elevadas condições de segurança.

DETENÇÕES POR FURTO EM CAIXA ATM
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve na cidade da Horta, na madrugada de domingo, um homem, de 23 anos natural da ilha do Faial e uma mulher de 31 anos de idade natural da ilha Terceira, pela prática de furto em caixa ATM colocada na parte exterior do edifício do Tribunal da Horta.
As detenções ocorreram na sequência de abordagem efectuada por elementos policiais, que em missão de patrulhamento detectaram os suspeitos, que haviam danificado a referida caixa multibanco na tentativa de subtraírem o seu conteúdo, sem que tivessem conseguido retirar qualquer numerário.

Na sequência da detenção foram apreendidos pela PSP duas navalhas, um martelo, uma caixa com vários x-actos, uma caixa de chaves de fendas e diverso material pertencente à estrutura da caixa ATM.
Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial da Horta na segunda-feira para primeiro interrogatório judicial e aplicação das competentes medidas de coacção.


PSP deteve 2 indivíduos armados
Foi detido, um homem, de 39 anos de idade, em cumprimento de um mandado de detenção e condução emanado pelo Tribunal Judicial da Comarca da Horta, na qualidade de arguido, a fim de efectuar o pagamento de uma multa no valor de 1.250,00 € ou em alternativa, cumprir 166 dias de prisão subsidiária. O Arguido em causa efectuou o pagamento da referida multa, tendo sido restituído à liberdade.
Foi realizada, uma operação de fiscalização, de trânsito e combate à criminalidade, na qual estiveram envolvidos vários elementos policiais, das Brigadas de Intervenção Rápida (BIR), da Brigada de Fiscalização Policial (BFP), das Equipas de Investigação Criminal (EIC) e da Esquadra de Trânsito. Tendo culminado a operação, com a detenção de um homem, de 22 anos de idade, por posse de 32 doses de Haxixe e de uma arma branca (ambos os artigos devidamente apreendidos) e na identificação, de um homem de 21 anosde idade, por posse de arma branca (devidamente apreendida), quando ambos se preparavam para entrar num estabelecimento de diversão nocturna.
Sendo, ainda detido, um homem de 26 anos de idade, por conduzir um veículo automóvel, ligeiro de passageiros, sob a influência de álcool, com uma TAS de 1.70 g/l.

1 comentários:

Paco Bailac disse...

Un saludo cordial desde la armonia del coaching.


Paz


pacobailacoach.blogspot.com