Feteira já tem Espaço Tic

quinta-feira, 19 de março de 2009


Foi inaugurado na passada semana o Espaço TIC, na freguesia da Feteira, na antiga escola das Grotas.

Há alguns anos que esta escola deixou de receber alunos e, a partir de agora é o Espaço TIC da freguesia, bem como a Universidade Sénior, o Centro de Convívio de Idosos e o Gabinete de Enfermagem.

 

O edifício cedido pela Câmara Municipal à Casa do Povo, pelo período de 10 anos, alberga o núcleo de novas tecnologias, denominado “Feteira Online”, futuramente uma universidade sénior, o centro de convívio de idosos, e, a breve trecho, a sala de tratamentos médicos, bem como outras iniciativas de natureza social.

O “Feteira Online” disponibiliza aos utentes duas unidades básicas de equipamento, 40 horas de formação estruturada por ano, um horário de funcionamento diário de cinco horas, três das quais em período pós-laboral, e um monitor com certificação de formador.

O sucesso do novo espaço, da responsabilidade da Casa do Povo local, é confirmado com o elevado número de inscritos nos cursos, mesmo antes da sua inauguração.

A Câmara Municipal da Horta “é um exemplo para os outros concelhos dos Açores”, isso mesmo disse José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, na cerimónia oficial de cedência pela Câmara Municipal da Horta à Casa do Povo da Feteira, da antiga escola das Grotas, na Portela.

Para o governante, o Município faialense é exemplo para os restantes concelhos açorianos não só pela forma como tem sabido gerir o seu património, mas sobretudo pelos investimentos que tem realizado ao nível das novas tecnologias, com a cobertura da cidade da Horta com rede Wireless, que agora será estendida às restantes freguesias da ilha, com o avanço do projecto “Concelho Wireless”.

O Presidente da Câmara, João Castro, esclarece o motivo desta aposta, adiantando que, com este investimento, se pretende “dar novas oportunidades a quem delas não goza, apostar na melhoria das condições que proporcionamos aos turistas que nos visitam, combater a desertificação das nossas localidades e incentivar, indirectamente, o próprio aumento populacional”.

A cedência pela Câmara Municipal do edifício da antiga escola das Grotas à Casa do Povo da Feteira “representa mais uma solução feliz para a utilização do património municipal”, que, neste caso, continuará “a ser uma escola de vida, de cultura e de lazer”.

Na cerimónia que incluiu, também, a inauguração do núcleo de novas tecnologias da informação e da comunicação, que ocupa uma das salas da antiga escola, João Castro referiu a importância deste tipo de cedências patrimoniais “a entidades e instituições que se comprometam a investir nas pessoas e para as pessoas, pois é para elas e com elas que queremos construir o futuro do nosso concelho”. 

0 comentários: