Deolinda, Mikael Carreira, Buraka Som Sistema e La Frontera no Palco Do Cais de Agosto

quinta-feira, 19 de março de 2009

A Associação Cultural de São Roque do Pico já reuniu, aqueles que são, os cabeças de cartaz para as festas do Cais Agosto. Cabe ao Município, como principal patrocinador, o papel de divulgação atempada aos meios de comunicação social e sendo que a programação no seu todo ainda não está  completa será agendada uma conferência imprensa, em tempo útil.

Assim sendo estão contratados pela Associação Cultural de São Roque do Pico para as Festas Cais Agosto 09, os “Deolinda” - Vão muito para além do fado. Diz o grupo que “há uma longa série de clichés associados ao fado. Por exemplo, o fado tem que ter guitarra portuguesa. Os Deolinda não usam guitarra portuguesa. Ou, o fado tem que ser sisudo, sério, compenetrado, fatalista e triste. Os Deolinda não são nada disso. Ou ainda, o fado não pode ser dançado. E dança-se com os  Deolinda. Ou, para terminar, a fadista tem que vestir de preto, como se estivesse no seu próprio funeral. Ana Bacalhau, a voz dos Deolinda (a Deolinda, ela própria?), veste roupas garridas, alegres, coloridas.”

Mickael Carreira - Subiu aos palcos pelas mãos do seu pai Tony Carreira e por quem foi impulsionado e inspirado. É conhecido pelas suas baladas românticas e ritmos latinos. Em 2006 apresentou o seu primeiro solo em álbum. No ano seguinte foi distinguido com um Globo de Ouro para Revelação na Música 2007.

La Frontera - Este sendo o único grupo fora de porta e mesmo assim da vizinha Espanha.  Subiu ao estrelado em 1984 quando venceu o Festival Villa de Madrid. O tema mais conhecido “No Vuelvas Sin Ella” fez parte da banda sonora do Mundial de Futebol na França. Mas este é um grupo conhecido em terras lusas, não fossem os trabalhos com os GNR. O vocalista Javier Andreu realizou um dueto Rui Reininho na música “Sangue Oculto”. É de facto um dos grupos espanhóis, à imagem dos GNR em Portugal, com carreira sólida.

Buraka Som Sistema - São portugueses e conhecidos pela sua música kuduro progressivo, resultado da fusão de kuduro, hip-hop techno, drum’n’bass e música de dança. Surgiram em 2006 e em 2008 forameleitos o melhor projecto português, pelo canal televisivo musical MTV. Antes do concerto agendado para o Cais Agosto na ilha do Pico, têm ainda outros tantos como no Reino Unido, França, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Noruega e Japão.

E, no último dia, a Banda Agosto - Orquestra Juvenil da Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico. 

Ao longo dos últimos anos tem merecido lugar no palco das festas do Cais Agosto. Prata da casa tendo por maestro Helder Bettencourt.

 

0 comentários: