PS e PSD juntos na defesa da habitação para os jovens

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Os jovens deputados do PS e do PSD são unânimes em exigir do Governo mais apoio para que os jovens possam ter acesso à habitação.
O PSD/Açores considerou que o governo regional tem o "dever" de criar condições para facilitar o acesso dos jovens à habitação e criticou o executivo socialista por "não existir" política de apoio à habitação jovem na Região.
"Os órgãos de governo próprio dos Açores têm o dever de criar as condições para um acesso mais fácil à habitação, por parte dos jovens açorianos. Aqui estaremos para apoiar ou apresentar iniciativas que vão ao encontro de uma solução para os problemas de acesso à habitação por parte dos jovens açorianos", afirmou o deputado social-democrata Cláudio Almeida, na Assembleia Legislativa dos Açores.
O parlamentar do PSD/Açores referiu que "não existe uma política de apoio à habitação jovem" no arquipélago, alegando a falta de eficácia dos programas Porta 65 e Jovens ao Centro.
Segundo o deputado social-democrata e líder da JSD/Açores, o programa Porta 65 "pouco ou nada tem apoiado o arrendamento jovem nos Açores", devido à "falta de publicitação", havendo apenas 17 candidaturas aprovadas na Região "nos últimos quatro períodos de candidatura".
Já o programa Jovens ao Centro, proposto pela Juventude Socialista e aprovado em 2006, "ainda não foi objecto de regulamentação".
Cláudio Almeida defendeu, por isso, a necessidade de ser criado "um programa de apoio ao arrendamento habitacional para residência permanente de jovens e de jovens casais".
"Os jovens açorianos querem continuar a viver nestas nove ilhas e dar o seu contributo para o progresso dos Açores. Mas nada disto é possível sem um lar que os acolha", salientou.
Berto Messias, deputado socialista, defendeu na Assembleia Legislativa dos Açores a habitação jovem como um factor importante para a emancipação jovem.
Segundo o Presidente da J.S. Açores “a existência de um programa que discrimina positivamente os jovens açorianos no acesso à Habitação e ao arrendamento jovem dá um contributo fundamental para a fixação.”
Ainda sobre esta matéria, Berto Messias disse que “ a Juventude Socialista propôs, no seu manifesto eleitoral nas eleições regionais em Outubro do ano passado, a criação de um programa sócio-habitacional orientado para jovens e casais jovens, proposta essa que foi incluída no programa de governo aprovado nesta casa em Dezembro do ano passado. O anúncio recente da criação do programa PROCASA, que ajudará muitos jovens e casais jovens a arrendar ou a suportar a renda da casa, pelo Governo dos Açores materializa esta proposta”.
Afirmou ainda que “a emancipação jovem é um conceito que deve ser central na governação. A habitação, conjugada de forma eficaz com o emprego jovem, a educação, o apoio à natalidade ou o empreendedorismo jovem são fundamentais para que os Açores estejam preparados para responder ao desafio de integrar na sociedade os jovens que hoje se encontram no exterior a qualificar-se ou nos diversos mecanismos de formação na Região e que, legitimamente, querem entrar para o mercado de trabalho e fixar-se na sua terra.

0 comentários: