Cem anos a “Crer e Querer”

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Queremos, assim unidos

Verdes louros conquistar

E, de esp’rança revestidos,

Vamos por eles lutar

Tecendo sonhos de glória

Temos por único ideal

Colher palmas de vitória

P’ra o nosso lindo Fayal

Segunda-feira foi dia de festa na Alagoa. O Fayal Sport Club comemorou um século de vida. Cem anos de actividade desportiva e cultural que envolveu milhares de jovens da nossa praça.

100 anos de uma existência notável e única que deixou marcas indeléveis no campo do desporto, da cultura e da actividade social e recreativa. Como refere o historiador Fernando Faria, “obra de um grupo de jovens, que certamente na altura da fundação não imaginavam a grandeza e a longevidade da instituição que estavam a criar, o Fayal Sport, além de ser, no seu ecletismo, o mais antigo clube desportivo dos Açores, é o sexto a nível nacional, atrás de Boavista, Benfica, Sporting, Porto e Leixões. Este 1.º Centenário, longe de ser um ponto de chegada, é transição e ponte para futuras efemérides que as gerações vindouras hão-de saber comemorar condignamente.”

Memória dos “que iniciaram a caminhada” perpetuada

Um dos pontos altos das comemorações do centenário do Fayal Sport Club foi a inauguração do Memorial de homenagem aos 21 sócios fundadores do clube, presidida pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Jorge Costa Pereira, e que decorreu na tarde do passado domingo. Dedicado “Aos que iniciaram a caminhada”, o monumento foi concebido pelos arquitectos Paulo Macedo e Pedro Porteiro. Concebido por 21 peças de basalto sobrepostas, sendo que cada uma tem inscrito o nome de um fundador do FSC, sobre uma base com a inscrição “Aos que iniciaram a caminhada”, o monumento esta ligado à parede do Estádio da Alagoa por uma espiral de aço sem fim, numa carga simbólica que pretende ligar passado, presente e futuro. Esta é, de resto, uma peça cheia de simbolismo, que foi descerrada pelos descendentes dos 21 fundadores do clube, visivelmente emocionados. A finalizar a cerimónia, a Filarmónica União Faialense entoou o hino do clube centenário.

Note-se que, a este hino, junta-se agora a marcha do centenário, interpretada por Chico Ávila e cuja letra é da autoria de Victor Rui Dores.

Prainha vence Taça Armando Amaral 

A tarde desportiva de Domingo teve sabor especial no passado dia 1. No Estádio da Alagoa, para além de se disputar mais um jogo para o Campeonato da Associação de Futebol da Horta, jogou-se também a Taça Armando Amaral, troféu que homenageia assim o desportista “verde” mais antigo ainda entre nós.

No campo os Verdes da Alagoa fizeram jus a esta designação, e apresentaram-se num tom de verde especialmente brilhante: é que uma das prendas deste centenário foi a estreia de um novo equipamento.

As novas camisolas e a glória do centenário não foram no entanto suficientes para derrotar o adversário que veio do Pico. Os jogadores do Prainha levaram a melhor sobre os faialenses, e não “deram prendas” neste aniversário, vencendo o jogo por 2-3.

O capitão dos picoenses recebeu a Taça Armando Amaral das mãos do próprio que, apesar de lamentar não a entregar ao clube do seu coração, ficou contente pelo facto do troféu ir para a Prainha do Pico, terra da sua mãe.

Exposição evoca centenário do Fayal Sport Club 

O Museu da Horta inaugurou segunda-feira uma exposição temporária evocativa do primeiro centenário do Fayal Sport Club, o decano dos clubes de futebol dos Açores fundado a 2 de Fevereiro de 1909.

Intitulada “Fayal Sport Club – 100 anos”, a exposição, a cuja inauguração presidiu o secretário regional do Ambiente e do Mar, Álamo Meneses, ficará patente ao público até dia 28 de Fevereiro, na Sala Polivalente da Biblioteca Pública e Arquivo João José da Graça e poderá ser visitada durante os dias úteis das 9 às 12:30 e das 14 às 17:30 horas.

“A Fundação”, “Património”, “Actividades Culturais e Recreativas”, “Prática Desportiva / Modalidade”, “Futebol”, “Atletismo e Outras Modalidades”, “Publicações” e “Hino” são os temas dos painéis expositivos, numa mostra que inclui ainda alguns troféus e objectos históricos, como a primeira bandeira do clube.

 

Lançamento do carimbo comemorativo 

Segunda-feira teve também lugar a cerimónia de lançamento do carimbo comemorativo do Centenário do Fayal Sport Club, pelo Clube de Filatelia “O Ilhéu”, da Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Carlos Lobão, responsável do Clube de Filatelia e que traz o Futebol Clube dos Flamengos no coração mas que foi técnico do FSC e para além disso, é filho de um dos mais antigos desportistas do Clube da Alagoa, regozijou-se com o lançamento e falou ao Tribuna das Ilhas sobre isso.

“É uma alegria muito grande estarmos a homenagear uma instituição faialense e açoriana. Nasceu para ser grande, é sem dúvida uma frase adequada ao evento”.

De acordo com aquele docente, a missão do Clube de Filatelia da Escola Secundária é relembrar estas datas importantes. “Estamos a celebrar o FSC e ao mesmo tempo o desporto faialense” – sublinha Carlos Lobão que prossegue dizendo que, “com 15 anos de actividade o Clube já apresentou 32 carimbos comemorativos, vários sobrescritos, livros, entre outras coisas. A nossa actividade não se tem cingido ao Faial, até porque já fizemos trabalhos em várias ilhas dos Açores. A nossa meta é promover, através da filatelia e do gosto pelo carimbo filatélico, temáticas que digam respeito à nossa história colectiva.”

Importa realçar que o Clube de Filatelia tem lançado alguns livros, mas o destaque vai para “O ano do Vulcão”, que já conta com 8 edições e 4600 exemplares vendidos.

Este clube funciona com cerca de 12 alunos, que, com muito esforço continuam a levar a cabo o seu trabalho.  

 

Sessão solene 

A sede ginásio do Fayal Sport Club foi palco da sessão solene comemorativa dos 100 anos do Clube da Freguesia da Conceição que já começaram em Julho passado.

Com uma moldura humana agradável e distinta, Eugénio Leal, presidente da Assembleia-geral, fez a primeira intervenção e classificou a Horta como “uma cidade do desporto por excelência”.

O orador da noite foi o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Fernando Menezes, curiosamente, sócio do FSC desde 1952, no dia em que nasceu pois, como o próprio referiu “meu pai, mesmo antes de cumprir o dever de me registar enquanto cidadão do mundo, inscreveu-me como sócio do Fayal e desde aí, são coloridas de verde as vitórias e as derrotas do meu tempo”.

Fernando Menezes, num discurso claro, recordou alguns episódios e pessoas da sua juventude que partilharam o “amor” pelos Verdes.

Referiu a título de curiosidade e a que nos respigamos aqui, que “810 mil escudos foi quanto custou o estádio, e desse montante 522 mil escudos foram angariados pelo clube, sendo que os restantes foram apoios governamentais. A renda da primeira sede era paga com um moio de milho.”

Durante esta sessão solene entendeu a Comissão das Comemorações homenagear os fundadores do Fayal Sport através dos seus filhos vivos, num gesto simbólico que perpetua a sessão e demonstra a gratidão pelo trabalho então desenvolvido.

Gilberto Madail, presidente da Federação Portuguesa de Futebol não pode estar presente nesta sessão por imperativos pessoais, mas fez-se representar por José Cavaco que leu aos presentes a sua mensagem. Uma mensagem de esperança e de orgulho pelo historial do clube aniversariante.

 

CMHorta felicita Fayal Sport Club

João Castro, Presidente do Município, frisou na ocasião que “o desenvolvimento desportivo é o reflexo de uma sociedade desenvolvida”. Perante o cenário comemorativo, Castro disse aos presentes que “esta é a altura de lançar e relançar novos desafios”, referindo-se ao Museu do Desporto, que a CMH lançou e está pouco dinâmico.

A Câmara Municipal da Horta aprovou ainda um voto de saudação ao Fayal Sport Club, por ocorrência do seu centenário de actividades, comemorado na próxima segunda-feira, com uma série de eventos já anunciados pela sua direcção.
O voto foi proposto pelos vereadores do Partido Socialista e da Coligação Democrática Unitária, com o intuito de valorizar o papel cultural, social e desportivo que o clube tem desempenhado ao longo de gerações, assim como o seu palmarés desportivo.
O voto, aprovado por unanimidade no município, requere que “O Faial e os faialenses reconhecem no Fayal Sport Club, o mérito na afirmação e promoção de várias modalidades desportivas na ilha, demonstrando ao longo da sua história que “crer” é de facto “querer”.”.

João Castro sublinhou ainda que, por ocasião das comemorações dos 176 anos da Elevação de Vila a Cidade, o FSC vai ser uma das entidades distinguidas.

Carlos César promete apoio ao Clube

O Presidente do Governo Regional dos Açores foi quem presidiu esta sessão solene, e o último a intervir.

Na sede ginásio do Fayal Sport Clube deixou a promessa de que é sua pretensão enriquecer o património do Clube com o apoio do Governo Regional. No próximo dia 10 de Junho, Dia da Região, distinguir o FSC com a Insígnia Autonómica de Mérito.

Classificou o evento não como um acto público, mas sim como uma homenagem e sublinhou que o passado e a história do Fayal não podem ser negligenciados.

“Hoje é cada vez mais importante, no dirigismo desportivo, não só a competência técnica e específica para o seu exercício, como a competência cívica de respeitar a história dos clubes e não desbaratar, por um sucesso fácil e imediato, essa história”, disse o presidente do Governo.

A aposta do Fayal Sport Clube na formação de jovens atletas, que abrange cerca de duzentos praticantes de várias modalidades, foi, por isso, especialmente elogiada por Carlos César, que disse incumbir aos clubes “uma acção dinâmica no sentido da democratização desportiva, no sentido da acessibilidade da prática desportiva e no sentido do desporto para todos”, no que constituirá um verdadeiro campeonato de cidadania.

“É preciso, por isso, ser campeão em todas as dimensões”, concluiu.

 

AFH lamenta falta de apoios governamentais

Faria de Castro, o presidente da Associação de Futebol da Horta ofertou uma pequena lembrança ao clube aniversariante e disse à nossa reportagem que “esta comemoração significa muito, é um caso inédito nos Açores. Estamos orgulhosos, temos algumas penas mas…”

Instado a pronunciar-se sobre essas “penas”, Faria de Castro diz que “lamentamos que este ano em especial o FSC não esteja na Série Açores ou então não tenha hipóteses de ser campeão porque, no passado domingo, isso foi tudo à vida. Por outro lado tenho pena que o presidente da FPF não tenha estado presente mas, mais lamentável é o facto de as entidades oficiais não terem dado mais apoio a esta comissão organizadora porque, ao que julgo saber, algumas actividades não se puderam organizar devido à falta de apoios.”

O presidente da AFH disse ainda ao Tribuna que espera que em breve “o FSC, conforme quer a CMH quer o Governo Regional, aqui deixaram prometido, possa melhorar a reconstrução da sua sede porque o FSC bem merece isso”.

 

Costa Pereira – Comissão Organizadora

Jorge Costa Pereira presidiu a Comissão Organizadora das Comemorações dos 100 anos do Fayal Sport Club. Com uma vasta equipa teve, e tem porque ainda não terminaram as actividades, a dura tarefa de organizar um programa “possível” e condigno.

Tribuna das Ilhas ouviu este elemento no final da sessão solene de segunda-feira, que nos referiu que “esta foi, deveras, uma tarefa interessante porque congregou um conjunto de pessoas que tem em comum uma paixão muito grande pelo desporto e um amor pelo Fayal Sport.”

“Ter um amor pelo FSC é reconhecer, todos nós que passámos aqui pelo Clube, sentir que esse clube nos influenciou e nos deu um grande contributo para aquilo que somos hoje, para as nossas atitudes e para a nossa formação enquanto pessoa” – sublinha Costa Pereira.

Este responsável disse ainda que “o programa apresentado foi uma tentativa de adequar aqueles que são os nossos sonhos e anseios à realidade financeira do Clube e aos apoios concretos que recebemos.”

Questionado sobre a insuficiência dos apoios recebidos, Jorge Costa Pereira afirmou ao nosso semanário que “a realidade é que nunca estamos satisfeitos mas, tendo em conta a realidade financeira do FSC e os apoios que nos foram atribuídos e que viabilizaram até aqui o programa do centenário, apraz-nos dizer que estamos satisfeitos porque apresentámos um programa digno que em muito honra o FSC e contribuirá, pensamos nós, para reavivar esta mística deste clube e abrir perspectivas de futuro no sentido do FSC repensar qual a sua estratégia desportiva e na sua política de património.”

Confrontado com as declarações de Carlos César sobre o apoio governamental para com o FSC, Costa Pereira diz que “se deste centenário resultar isso mesmo, pois entendemos que o trabalho desta comissão já valeu a pena. Mas eu penso que, para além das infra-estruturas, urge pensar, conforme já referi, qual o caminho desportivo a seguir. Quais as modalidades em que quer apostar? Qual a aposta maior, e passe a redundância, se na formação se na competição. Mas isso é decisões dos seus órgãos directivos”.

Tribuna das Ilhas confrontou Jorge Costa Pereira com a possibilidade de ser a nova cara da direcção do FSC ao que nos respondeu logo que “penso que o FSC não vai ter nenhuma crise directiva e vai encontrar as pessoas mais adequadas para ocupar os cargos futuros e esse lugar não passará naturalmente por mim. Não é uma área em que eu tenha vocação, e nem sequer tenho disponibilidade para tal”.

Às pessoas do Faial, Costa Pereira diz que “sem qualquer limite por ser adepto do FSC, mas ter na cidade um clube que faz 100 anos é uma honra. A Horta está em festa e isso tem que ser uma alegria para todos. Aos sócios deixo um apelo para que participem na vida do clube, contribuam para o desenvolvimento do mesmo”.

 

Curiosidades de 1009

·        Em Portugal vivia-se um período de transição e incerteza. D. Manuel II reinava e seria o então último rei de Portugal

·        Acontecia a primeira travessia aérea no Canal da Mancha

·        Foi criada a primeira torradeira eléctrica

·        A Cartier lançava o primeiro relógio de pulso

·        Lisboa jogava contra a Inglaterra e venceu o jogo

·        No Faial era fundado o Fayal Sport Club

·        75% da população era analfabeta

·        O Governador do Distrito era o Visconde Leite Perry

·        A freguesia dos Cedros era atingida por um surto de doença grave

·        21 mil pessoas viviam no Faial

·        21 jovens fundavam o FSC

 

Sócios fundadores

Manuel de Medeiros Tânger

Luciano António da Silveira

Tomás Pereira Soares Júnior

Florêncio José Terra Júnior

Eduardo Ventura de Bem

Manuel Stattmiler Saldanha e Albuquerque

Luís Morisson de Oliveira

Henrique Stattmiler Saldanha e Albuquerque

Thiers de Lemos

 Luís Lopes Pimentel

 Domingos Augusto de Lemos

Jaime Leal Páscoa

Luís Carlos de Lacerda Nunes

Carlos Ennes da Costa Ramos

Adolfo da Silva Goulart

Franklin Dutra

Alberto Eduino Goulart de Lemos

João Silveira Vila Lobos Menezes

José António Laranjo

Eduardo Guiod Dart

Henrique Dário César da Silva.

 

 

0 comentários: