Turismo em Debate no Faial

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

o próximo dia 9 de Janeiro, pelas 14h30, irá ter lugar no Auditório do Teatro Faialense, na cidade da Horta, a primeira Jornada de Reflexão, Estratégias para o Desenvolvimento do Turismo no Grupo Central uma iniciativa da Associação Regional de Turismo (ART).
Este evento acontece no âmbito do Plano Estratégico de Animação Turística para o Grupo Central (PEAT-GC) cujos conteúdos serão apresentados no mesmo dia aos Profissionais do ramo do turismo, bem como ao público em Geral. O PEAT-GC é um plano, que à semelhança do plano piloto desenvolvido na ilha Terceira (PEATT) pretende organizar e dinamizar a animação turística nas ilhas do Grupo Central. Este plano, elaborado pela Associação Regional do Turismo (ART), visa a ampliação e a qualificação da oferta de animação turística, contemplando os seguintes quatro eixos programáticos:
Eixo 1 – Empreendedorismo, Programas e Produtos de Animação Turística
Eixo 2 – Formação e Qualificação em Animação Turística
Eixo 3 – Promoção, Informação e Notoriedade
Eixo 4 – Comercialização dos Serviços de Animação Turística

Para além do bem sucedido PEATT, este plano assenta ainda nas orientações de outros instrumentos de planeamento, como sejam o Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT), o Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA) e o Plano Estratégico para o Turismo no Triângulo (PETT). O período de implementação do PEAT-GC decorre desde o segundo semestre de 2008 até ao final de 2009, sendo desenvolvido em parceria com as demais entidades da região e com a consultadoria da Oficina do Lazer.
Quanto à Jornada de Reflexão na próxima sexta-feira pretende-se, num primeiro painel, dar a conhecer o PEAT-GC e as actividades que têm sido desenvolvidas pela ART no GC, bem como quais as estratégias que se pretende adoptar futuramente. Num segundo painel, mais direccionado à actividade da Animação Turística, pretende-se seguir um modelo de mesa redonda com um representante do ramo de cada uma das cinco ilhas, debatendo-se as principais dificuldades que estas empresas sentem no seu dia-a-dia, e quais as estratégias a adoptar para que o futuro das mesmas seja garantido de forma sólida e sustentável.
Ainda no âmbito do mesmo plano, a ART irá reunir-se durante o fim-de-semana com as empresas de Animação Turística das ilhas do Faial e do Pico. Estas reuniões têm como objectivo auscultar as necessidades de formação das mesmas e apoia-las no desenvolvimento de iniciativas neste sector turístico. Durante o mesmo fim-de-semana haverá ainda espaço para ouvir possíveis empreendedores, interessados em investir no ramo da Animação Turística, para assim se prestar apoio na área de consultadoria durante o desenvolvimento dos respectivos projectos.
Espera-se que esta jornada, bem como as reuniões agendadas para o fim-de-semana de 10 e 11 com as empresas de animação turística do Faial e do Pico, sejam mais um contributo para a junção de ideias, sugestões e estratégias e que ajudem a traçar o futuro do turismo na região nos próximos tempos.

0 comentários: