PSD quer integrar RTP Açores na Lei das Finanças Regionais

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


O Partido Social-democrata convocou os jornalistas para uma conferencia de imprensa na passada quarta-feira, na cidade da Horta para mostrar a sua posição face ao serviço público de televisão e rádio.

Berta Cabral, a líder do PSD Açores, que falava sede do PSD Faial, frisou estar preocupada com a “situação degradada da delegação regional da RTP e RDP Açores” e afirma que a solução, para o seu partido, passa por uma integração daquela entidade na Lei de Finanças Regionais.

“As sucessivas demissões das chefias e a posição concertada dos trabalhadores já não conseguem disfarçar que a RTP Açores não está bem. Subsiste um problema de organização interna e uma subalternização inadmissível dessa organização regional à estrutura nacional da empresa”.

Para Berta Cabral, só uma integração na Lei das Finanças locais permitirá uma autonomização financeira relativamente a Lisboa. “Quer a RTP Açores, quer a RTP Madeira são centros autónomos e devem ser tratados como tal.”

A social-democrata explica que essa integração poderá eventualmente passar por uma definição de política de transferências de capital ou mesmo pela criação de projectos de interesse comum, porque, “o PSD não aceita que se queira condicionar o serviço público de televisão e de rádio dos Açores, seja por pressão política, seja por asfixia orgânica.”

Urge ainda, no entender da líder laranja, promover uma reorganização interna de curto prazo, bem como “escolher os melhores intervenientes e adoptar as soluções mais adequadas para cumprir condignamente as responsabilidades que lhe são atribuídas”.

 

0 comentários: