PSD quer integrar RTP Açores na Lei das Finanças Regionais

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


O Partido Social-democrata convocou os jornalistas para uma conferencia de imprensa na passada quarta-feira, na cidade da Horta para mostrar a sua posição face ao serviço público de televisão e rádio.

Berta Cabral, a líder do PSD Açores, que falava sede do PSD Faial, frisou estar preocupada com a “situação degradada da delegação regional da RTP e RDP Açores” e afirma que a solução, para o seu partido, passa por uma integração daquela entidade na Lei de Finanças Regionais.

“As sucessivas demissões das chefias e a posição concertada dos trabalhadores já não conseguem disfarçar que a RTP Açores não está bem. Subsiste um problema de organização interna e uma subalternização inadmissível dessa organização regional à estrutura nacional da empresa”.

Para Berta Cabral, só uma integração na Lei das Finanças locais permitirá uma autonomização financeira relativamente a Lisboa. “Quer a RTP Açores, quer a RTP Madeira são centros autónomos e devem ser tratados como tal.”

A social-democrata explica que essa integração poderá eventualmente passar por uma definição de política de transferências de capital ou mesmo pela criação de projectos de interesse comum, porque, “o PSD não aceita que se queira condicionar o serviço público de televisão e de rádio dos Açores, seja por pressão política, seja por asfixia orgânica.”

Urge ainda, no entender da líder laranja, promover uma reorganização interna de curto prazo, bem como “escolher os melhores intervenientes e adoptar as soluções mais adequadas para cumprir condignamente as responsabilidades que lhe são atribuídas”.

 

O Espaço está de volta


Tertúlia, charme, glamour, amigos... são as palavras chave usadas por Ricardo Guilherme, foto-jornalista, para caracterizar o seu ESPAÇO.

Teve a sua reentré há duas semanas e o visual diferente, arrojado, numa mistura de modernidade, sobretudo pelas próprias linhas de construção do bar, e o espírito vanguardista e a lembrar anos 20 e 60 da nova decoração; tem atraído muita gente a este bar da cidade da Horta.

Tribuna das Ilhas manteve uma conversa serena com o proprietário e chega à conclusão de que só falta mesmo ter licença para estar aberto até às quatro da manhã.

“O Espaço é um bar nocturno que sofreu umas alterações para distanciar-se do anterior Espaço Líquido, uma vez que a sociedade existente se desfez e agora sou eu o único proprietário” - explica Ricardo Guilherme que prossegue, dizendo que “surgiu a  necessidade de incutir um conceito novo na cidade. Pretendo que seja um espaço agradável, nocturno, onde as pessoas vêm no seu início de noite, quer beber café, quer conversar, num ambiente diferente.”

“Era isto que fazia falta ao Faial?” - perguntámos, ao que o empresário responde “não sei se fazia falta ao Faial mas fazia-me falta a mim. Tenho que me sentir bem na minha casa, tenho que me rever nela e acho que me revejo neste ESPAÇO. Tinha um espaço mais latino e não me revia muito nesse conceito, daí a mudança. Isto não significa, apesar das cores escuras, que este seja um ESPAÇO taciturno, nada disso, longe de mim criar isso. Quero criar um certo glamour de noite, um certo charme, porque a noite tem isso mesmo, tem charme, e acho que aos poucos chegamos lá. Esse tem que ser um trabalho de equipa, não só meu mas também das outras casas, mas vamos no bom caminho.”

As paredes negras, as molduras douradas, os arabescos no bar, são, sem dúvida, um ambiente plateau. “Não de vanbguarda, mas vanguardista mesmo. Um ambiente com os seus tabus...” frisa.

A receptividade das pessoas tem sido boa e Ricardo Guilherme está satisfeito.

Instado a pronunciar-se sobre a noite faialense, o foto-jornalista diz que “gostava de incutir mais charme na noite do Faial... mas como empresário também vejo que as pessoas não são desinibidas, não saem, não se divertem. Quando cá cheguei, há 3 anos e meio a esta parte, abri o Blue Whale, correu muito bem mas, no entanto, não era a casa que eu queria. Surgiu a oportunidade de abrir o Espaço Líquido e abraçei esse projecto que me encheu de satisfação. A reentré como ESPAÇO vem vincar um novo ciclo na minha vida, conforme já referi”.

No fundo, o que Ricardo Guilherme quer é que as pessoas encarem o ESPAÇO como, “uma casa agradável, onde se revejam, onde se sintam bem. Um bar de amigos, onde todos são tratados pelo nome e onde ninguém se sinta estranho.”

Agendadas estão ainda algumas exposições de fotografia e pintura para o ESPAÇO. A primeira será, como é evidente, do foto-jornalista, numa franca vontade de aliar cultura à tertúlia inerente a um bar.

Ricardo Guilherme é foto-jornalista há dez anos a esta parte. Tem trabalhado em vários jornais e revistas nacionais. Veio para o Faial por causa da filha, e não se arrepende de estar cá. No seu percurso salienta a experiência de viver um ano com os Sem-Abrigo no Brasil, a viagem a Timor por altura das eleições e, sem dúvida, a sua envolvência em projectos com os Bombeiros, Prisões, entre outros.

O ESPAÇO está aberto de segunda a sábado, das 21h às 02h00 porque a licença que permitia estar aberto até as 04h00 foi revogada, “sem que eu perceba porquê, mas vou tentar outra vez”.

Hélio Pamplona no comando dos Bombeiros Voluntários

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Tomam posso hoje os novos corpos directivos da Associação Faialense de Bombeiros Voluntários.

Hélio Pamplona, cara conhecida por estas bandas, assumiu o desafio de levar esta coorporação a bom porto e com ela comemorar os cem anos.

Depois da tão aclamada crise directiva, Hélio Pamplona foi eleito o novo presidente da Associação Faialense dos Bombeiros Voluntários na Assembleia-Geral que se realizou quarta-feira, dia 14 de Janeiro.

Tribuna das Ilhas conversou com o sucessor de José Xavier que nos disse que “resolvi abraçar este projecto porque o vazio que estava sendo criado pelo facto da anterior direcção não querer continuar era preocupante e acho que a AFBV, pela sua linha de orientação, não deve nem pode parar.”

Hélio Pamplona frisou ainda à nossa reportagem que, “foi fácil reunir este novo elenco, ainda se arranja alguém com boa vontade na cidade da Horta para acolher a estes casos que não deixam de ser casos sociais e para todos. Infelizmente ainda há alguns que são reticentes, mas não me posso queixar.”

“Vamos pugnar por servir bem e com transparência os interesses da Associação Faialense dos Bombeiros Voluntários” - afirma sem rodeios Pamplona que vai mais longe ao elencar os problemas desta associação, “a AFBV carece, para já, e atendendo a que estamos a três anos do centenário, de um quartel novo.”

Questionado sobre a hipótese de incluir elementos do sexo feminino nesta coorporação de bombeiros, Hélio Pamplona refere que “esta foi uma das questões que coloquei na Assembleia-Geral, porque acho que hoje em dia é um contra-senso as senhoras não fazerem parte de projectos deste género. Não posso avançar com grandes pormenores, mas adianto que vamos tentar culmatar isso.”

“É preciso, acima de tudo, fazer ver aos faialenses o quanto é importante a Associação de Bombeiros. As pessoas têm que aprender a contribuir para com os bombeiros e vamos tentar angariar mais sócios em cada freguesia” - sublinha o novo presidente que prossegue dizendo, “é preciso motivar e valorizar estes homens da paz.


Desculpem

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Este meu cantinho anda desactualizado...
Desde já peço imensas desculpas a todos mas o ano novo não começou da melhor forma para o Tribuna ...
Depois do Natal e de retemperadas forças e quando reunia energias para a bela noite de passagem de ano, cai nos um raio em cima!
Literalmente.
Bem os computadores ficaram todos malucos, passe a expressão... As nossas linhas telefónicas foram afectadas, consequentemente a internet e sobreviveu um computador.
A muito custo lá fiz a paginação, sim porque durante este mês estou confinada a um macintosh e a paginar porque a minha colega está ausente, e o jornal saiu a tempo e horas.
Esta semana as coisas estão a voltar à normalidade. Já tenho o meu portátil novo e espero que me façam a ligação da net o quanto antes.
Está dada a justificação.
Agora voltei em força!
Feliz Ano Novo a todos!

Turismo em Debate no Faial

o próximo dia 9 de Janeiro, pelas 14h30, irá ter lugar no Auditório do Teatro Faialense, na cidade da Horta, a primeira Jornada de Reflexão, Estratégias para o Desenvolvimento do Turismo no Grupo Central uma iniciativa da Associação Regional de Turismo (ART).
Este evento acontece no âmbito do Plano Estratégico de Animação Turística para o Grupo Central (PEAT-GC) cujos conteúdos serão apresentados no mesmo dia aos Profissionais do ramo do turismo, bem como ao público em Geral. O PEAT-GC é um plano, que à semelhança do plano piloto desenvolvido na ilha Terceira (PEATT) pretende organizar e dinamizar a animação turística nas ilhas do Grupo Central. Este plano, elaborado pela Associação Regional do Turismo (ART), visa a ampliação e a qualificação da oferta de animação turística, contemplando os seguintes quatro eixos programáticos:
Eixo 1 – Empreendedorismo, Programas e Produtos de Animação Turística
Eixo 2 – Formação e Qualificação em Animação Turística
Eixo 3 – Promoção, Informação e Notoriedade
Eixo 4 – Comercialização dos Serviços de Animação Turística

Para além do bem sucedido PEATT, este plano assenta ainda nas orientações de outros instrumentos de planeamento, como sejam o Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT), o Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA) e o Plano Estratégico para o Turismo no Triângulo (PETT). O período de implementação do PEAT-GC decorre desde o segundo semestre de 2008 até ao final de 2009, sendo desenvolvido em parceria com as demais entidades da região e com a consultadoria da Oficina do Lazer.
Quanto à Jornada de Reflexão na próxima sexta-feira pretende-se, num primeiro painel, dar a conhecer o PEAT-GC e as actividades que têm sido desenvolvidas pela ART no GC, bem como quais as estratégias que se pretende adoptar futuramente. Num segundo painel, mais direccionado à actividade da Animação Turística, pretende-se seguir um modelo de mesa redonda com um representante do ramo de cada uma das cinco ilhas, debatendo-se as principais dificuldades que estas empresas sentem no seu dia-a-dia, e quais as estratégias a adoptar para que o futuro das mesmas seja garantido de forma sólida e sustentável.
Ainda no âmbito do mesmo plano, a ART irá reunir-se durante o fim-de-semana com as empresas de Animação Turística das ilhas do Faial e do Pico. Estas reuniões têm como objectivo auscultar as necessidades de formação das mesmas e apoia-las no desenvolvimento de iniciativas neste sector turístico. Durante o mesmo fim-de-semana haverá ainda espaço para ouvir possíveis empreendedores, interessados em investir no ramo da Animação Turística, para assim se prestar apoio na área de consultadoria durante o desenvolvimento dos respectivos projectos.
Espera-se que esta jornada, bem como as reuniões agendadas para o fim-de-semana de 10 e 11 com as empresas de animação turística do Faial e do Pico, sejam mais um contributo para a junção de ideias, sugestões e estratégias e que ajudem a traçar o futuro do turismo na região nos próximos tempos.