Cáritas do Faial à procura de novos colaboradores

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008


A época do Natal é uma época em que se apela à solidariedade, à partilha, à paz e ao amor. A Caritas da Ilha do Faial montou uma tenda na Praça da República onde tem roupas em exposição para doar.
Todos os interessados podem lá ir buscar roupas ou deixar o seu contributo para aquela instituição particular de solidariedade social, que, de acordo com a sua assistente social, Tânia Goulart, está à procura de novos colaboradores.



“Espaço Solidário”, assim se chama o projecto que a Caritas da Ilha do Faial está a levar a cabo integrado nas comemorações do programa Dezembro em Festa, uma iniciativa da Câmara Municipal da Horta.
Este espaço, de acordo com Tânia Goulart, assistente social a desempenhar funções na Caritas, tem como objectivos “já que estamos num espaço central e acessível a toda gente queremos doar roupa. Temos imensa, e precisamos escoá-la a título gratuito, basta para isso que venham cá e levem. Isto tudo porque nós temos muita roupa arrumada e não temos lugar para arrumar mais sem que se estrague. Outro objectivo passa por angariar brinquedos, livros infantis e roupa de criança para perto dos dias de Natal fazer uma distribuição por crianças carenciadas da nossa ilha. O terceiro objectivo passa por dinamizar e angariar voluntários.”
“É pretensão deste núcleo da Caritas formar um banco de voluntariado diversificado para que depois consoante as actividades que vamos desenvolver, possamos ter pessoas com e sem formação em várias áreas” – explica ao Tribuna das Ilhas, Tânia Goulart.
A Caritas da Ilha do Faial conta ainda com os serviços de uma monitora de inserção social, a Sara Costa, e até à data trabalhava só como um banco de roupa. Com a entrada da assistente social e da monitora, há a vontade de se imprimir novas dinâmicas à Caritas e “queremos não só dar as coisas, mas sim dotar as pessoas de competências para que possam ser autónomas” – sublinha a assistente social.
A sede da Caritas da Ilha do Faial está situada na antiga Casa do Gaiato, e é aí que se vão desenvolver ateliers vários, como costura, cozida, informática, entre outros, com o intuito de desenvolver as potências das pessoas.
Instada a pronunciar-se sobre a relação da população do Faial com a Caritas, Tânia Goulart disse à nossa reportagem que “acho que somos acarinhados pela população, nós ouvimos as pessoas e temos atenção aos seus problemas. De uma forma ou de outra tentamos resolver os seus problemas e, quando não podemos, até porque estamos direccionados para um público em risco de exclusão social, encaminhamos as pessoas para as entidades competentes.”
“Nós recebemos pedidos de ajuda em vários sentidos. Este ano promovemos, pela primeira vez, um programa de banco alimentar e tivemos muita adesão. Geralmente quem nos procura são pessoas com fracas habilitações literárias, violência doméstica, toxicodependências, idosos isolados, agregados monoparentais e pobreza” – explica Tânia Goulart que afirma que “nós trabalhamos com aquilo que o Faial nos oferece”.


0 comentários: