Banda Gerações de volta ao panorama musical

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

São sete os elementos que compõe a Banda Gerações que surgiu no panorama musical faialense em 2002. Amanhã, e depois de uma reestruturação nomeadamente com a entrada de novos membros, preparam-se para dar início a uma nova etapa da sua carreira.
Fernando Rodrigues falou ao Tribuna das Ilhas dos novos projectos e da banda que promete animar as noites do Faial.


Tribuna das Ilhas - Quando surgiu a banda Gerações?
Fernando Rodrigues - A “banda Gerações” surgiu ao público em 2002 tendo sido apadrinhada pelo artista açoriano Carlos Alberto Moniz nas Festas da Conceição, mais propriamente no dia do meu aniversário 23 de Agosto.

T.I. - Como tem sido o percurso da banda?
F.R. - O nosso percurso tem sido o considerado normal tendo em conta as nossas especificidades de ilhéus.
Actuamos no triângulo com mais facilidade do que fora dele, uma vez que para nos deslocarmos o orçamento torna-se avultado.
Temos sido muito requisitados para a nossa ilha vizinha (Pico), não deixando de frisar a organização feita pela Câmara Municipal da Calheta na Ilha de São Jorge do “Topo Rock”.
Na nossa ilha do Faial temos actuado na maior festa, que é a Semana do Mar promovida e organizada pela Câmara Municipal da Horta, e no ano de 2007 também a convite da mesma fizemos a passagem de ano no Largo do Infante.
No ano de 2007 fomos a banda convidada para fazer a animação do Carnaval composto por 2 bailes e uma matinée na Sociedade do Amor da Pátria.
Durante este ano actuamos também na ilha das Flores.

T.I. - Amanhã, dia 20, vão estar no Pico depois de uma reformulação. Que alterações sofreu a banda?
F.R. - Como em todos os projectos este sem excepção atingiu um desgaste que no meu entender teve que ser repensado.
Surgiu então uma banda com alguns novos elementos, mantendo-se a base inicial, mas com um reportório mais arrojado, com alguns elementos familiares e alguns amigos que já andavam nas lides musicais.

T.I. -Quem são os elementos novos?
F.R. - A vocalista da banda passa a ser a minha filha Renata Rodrigues, que tem feito em paralelo um percurso a solo. Temos ainda o baixista Victor (Tobias) André, conhecido por tocar com o Luís Bettencourt e outras bandas, o baterista César Oliveira pertencente também à família e conhecido no nosso meio musical tendo pertencido à Orquestra da CMH como músico e dirigente da mesma, e o teclas Júlio Rosa também ele conhecido por ter pertencido à Banda “Gente Nova”.

T.I. -Quais os objectivos da banda Gerações?
F.R. - Os objectivos da banda “Gerações” primeiramente é um convívio salutar entre amigos, é em nosso entender uma reunião de pessoas que gostam de tocar, fazer música e de a levar junto daqueles que também apreciam, estes “músicos” consideram-se exigentes consigo próprios porque isto passa por um sacrifício tendo mesmo de deixar de lado outros projectos para poder atingir os níveis que se propõe, tudo isto acarreta muitas horas de trabalho, tendo como objectivo elevar a fasquia do nível musical praticado no triângulo.

T.I. - Que tipo de músicas tocam?
F.R. - Essa sempre foi uma pergunta difícil de responder porque, como banda de couvers, tocamos os mais diversos temas. Como o próprio nome identifica “Gerações” abrange várias classes etárias e gostos musicais, mas podemos salientar que o nosso gosto vai desde músicas dos anos 70 como por exemplo “Ray Charles” até aos dias de hoje passando pelo Pop britânico dos anos 90.

T.I. - Tem na manga a edição de algum álbum?
F.R. - No momento encontramo-nos a trabalhar em couvers, uma vez que o nosso reportório foi todo reformulado o que nos impossibilitou de ter disponibilidade para trabalhar em originais, que pensamos vir a realizar a médio prazo.

T.I. - Tem muito concertos programados?
F.R. - Temos sido solicitados para actuações no triângulo, o que revela o desejo de nos verem actuar.
Fomos também convidados para estar presentes nas portas do Mar em São Miguel para acompanhar a nossa vocalista Renata Rodrigues, o que não foi possível por motivos de disponibilidade de agenda dos nossos músicos.
No dia 20 deste mês estaremos no bar “Dark” na Madalena do Pico para apresentar o nosso novo projecto, que aproveitamos a oportunidade para convidar os leitores a estarem presentes.
Durante o próximo ano de 2009, temos um convite para nos deslocarmos ao estrangeiro, o que neste momento já nos encontramos a preparar a logística inerente.

T.I. - A banda “Gerações” é composta por quantos elementos?
F.R. - A Banda “Gerações”, é composta por 7 elementos sendo eles:
- Renata Rodrigues/vocalista
-Fernando Rodrigues/saxofonista
-Rui Rodrigues/guitarrista
-Miguel Rodrigues/trompetista
-César Oliveira/baterista
-Victor André/baixista
-Júlio Rosa/teclas

T.I. -Como se processa a vossa requisição?

F.R. - Encontra-se em construção a nossa página podendo ser consultada via net, o nosso site é www.youtube.com/bandageracoes , podendo facultar ainda os nossos contactos de telemóveis: Rui Rodrigues – 96 6505892; Fernando Rodrigues – 96 7149480.

0 comentários: