III FÓRUM DAS TOXICODEPENDÊNCIAS

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Decorreu na nossa cidade, de 19 a 22 de Novembro, o III Fórum das Toxicodependências.
Este fórum contou com a colaboração de cerca de duas dezenas de entidades ligadas ao ensino, saúde, prevenção e segurança e, no final, a conclusão mais pertinente está relacionada com a redução do consumo de substancias psicotrópicas no Faial, sobretudo entre os 14 e os 55 anos de idade.
O Verão foi classificada como a altura do ano em que os jovens com idades inferiores aos supra mencionados 14 anos têm uma maior tendência para se iniciarem no mundo da droga.
Segundo o sociólogo Alberto Peixoto, autor do estudo intitulado “Dependências no Faial: a situação de 2008”, apesar de algum decréscimo no consumo de tóxicos, os pré-adolescentes, com menos de 14 anos, aumentam consumos e, é devido a essa razão, que a prevenção continua a ser necessária.
O estudo acima referido foi o maior realizado na ilha do Faial e incidiu em mais de 1 600 inquéritos, compreendendo uma população dos 12 aos 55 anos de idade. Segundo o estudo realizado em parceria com o Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal da Horta existem 90 pessoas dependentes de droga, 3600 de tabaco e 1000 de álcool. Ao nível da dependência de estupefacientes, o sociólogo salienta que segundo os registos do sistema de saúde faialense existem 50 pessoas que actualmente já recorrem àquele serviço.
Cannabis continua a ser a droga mais consumida, e tanto o haxixe como a heroína apresentam uma diminuição de consumo no Faial enquanto que a Cocaína teve um ligeiro aumento em relação a 2004.
Este estudo incidiu também no consumo de álcool e, chegou-se à conclusão de que as bebidas mais frequentes são o vinho e a cerveja, sendo que esta última tem tido, nos últimos anos, uma redução de consumo.
O início da dependência do tabaco ganhou contornos diferentes dos observados em 2004. Positivamente houve uma redução de indivíduos que iniciaram o consumo entre os 15 e os 20 anos; negativamente houve um aumento na faixa entre os 21 e os 25 anos.
Nota-se ainda que os homens têm diminuído tanto o consumo do álcool como o do tabaco e droga, enquanto que com as mulheres aconteceu exactamente o oposto.
Este fórum, depois de muitas palestras e de workshops específicos, terminou com a assinatura de um protocolo de parceria com a Divisão de Acção Social da Horta e o Centro de Saúde no âmbito do programa de Apoio a Dependentes – Substâncias Psicoactivas.
Não podemos deixar de frisar que os objectivos deste III Fórum passaram por contribuir para o conhecimento da realidade das toxicodependências no nosso concelho que permita criar um sistema de intervenção multidisciplinar baseado em parcerias entre as várias instituições existentes no Faial. Outra das pretensões dos organizadores deste evento é desenvolver acções de formação junto das famílias, dos educadores e da comunidade e criar contextos de encontro, da reflexão e de debate sobre a problemática.

0 comentários: