Ecoteca do Faial comemora Dia Nacional do Mar

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

A Ecoteca do Faial promoveu na passada semana várias actividades destinadas a assinalar o Dia Nacional do Mar, que se celebra a 16 de Novembro.
Realizou-se um “Circuito do Mar”, com actividades pedagógicas interactivas que envolveram as escolas locais, bem como ateliers, jogos e exposições, no Centro do Mar, instalado na antiga fábrica da baleia de Porto Pim e a que Tribuna das Ilhas assistiu.
Rosa Dart, directora da Ecoteca explicou-nos que, “A Ecoteca da Ilha do Faial, em parceria com o OMA e com o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, organizaram o circuito do mar de forma a que as crianças podessem ter contacto com as várias vertentes ligadas ao mar.”
Na Fábrica da Baleia assistiu-se a uma exposição da responsabilidade do DOP sobre a protecção das espécies de profundidades. As crianças tiveram oportunidade de fazer um jogo e um atelier de construção de vulcões submarinos.
Os objectivos destas comemorações, de acordo com aquela responsável, “é sempre um relembrar destes dias até porque convém que as crianças saibam porquê a existência destes dias. A sensibilização e educação ambiental são imprescindíveis.”
As crianças olham fascinadas para tudo o que lhes é transmitido e é frequente colocarem questões, tudo isto porque o mundo do mar é um mundo que não se vê de cá de cima… vão para casa entusiasmados e transmitem aos pais o que aprenderam.

0 comentários: