Dra. Alexandra Osório Feijó- “Não faço milagres, tenho é a ciência”

quarta-feira, 5 de novembro de 2008




Dermatologia, rejuvenescimento facial, peeling, botox, pequenas cirurgias laser são algumas das mais valias que a Dra. Alexandra Osório Feijó tem trazido ao Faial desde 200. Manter uma pele perfeita ao longo dos anos é o sonho da maioria das pessoas, sobretudo das mulheres e as faialenses já começaram a aderir e procurar as armas que lhe permitem combater as rugas e melhorar a aparência da face.



Desde 2005 que a dermatologista Alexandra Osório Feijó vem ao Faial para dar consultas. Por esta ser uma área que atravessa várias carências na nossa ilha, atendendo a que o Hospital da Horta não dispõe de um dermatologista a tempo inteiro, muitas têm sido as pessoas que procuram os seus serviços.
O clima açoriano faz com que por cá se encontrem patologias bem diferentes das a que está habituada a “curar” no Continente, pelo que aí reside o grande desafio de Alexandra Osório Feijó.
Recentemente, mas apesar de já desenvolver estas técnicas há muito tempo em Lisboa, começou a falar e a executar, técnicas de rejuvenescimento facial às mulheres faialenses.
Esta dermatologista trata doenças da pele, unhas, cabelos e doenças venéreas. É cirurgiã de formação. Desempenhou funções de cirurgiã geral durante três anos, trabalhou seis anos com um cirurgião plástico na privada e, terminou a sua formação com dermatologia.
Nos Açores, e como nos referiu a própria, “iniciei as minhas funções um pouco como o médico João Semana… uns amigos disseram me que aqui havia muita dificuldade em dar resposta a situações de dermatologia e decidi montar a consulta de dermatologia nos Salão dos Bombeiros. Para além das consultas faço ainda pequenas cirurgias dermatológicas e medicina estética”.
Sobre o que tem encontrado, Alexandra Osório Feijó diz à nossa reportagem que “tenho diagnosticado casos interessantíssimos no Faial, nomeadamente no que concerne ao despiste do cancro da pele, sobretudo o melanoma.”
Para além dos sinais, o maior problema dos açorianos é a dermite seborreica, “o clima, calor/humidade, faz com que certos fungos que são naturais da nossa pele se desenvolvam mais. Nós temos o vulgo “caspa” em grande quantidade aqui no Faial e também um fungo conhecido como “Fungo da Praia” – esclarece a especialista.
As consultas desta médica da especialidade são procuradas por questões médicas e por questões estéticas, “no início apostei na dermatologia e na cirurgia dermatológica, como já referi. Verifiquei que existiam imensos casos de cancros malignos da pele, não o melanoma, mas o basalioma, espinosolar, que são cancros localizados que fazem grandes destruições. Vi casos gravíssimos mas que consegui resolver com cirurgia. Outra patologia muito frequente aqui, sobretudo nas pessoas de mais idade, são lesões relacionadas com uma exposição muito demorada ao sol que se não forem tratadas evoluem para cancros de pele.”
“Do ponto de vista científico encontro patologias riquíssimas aqui no Faial e que, volto a sublinhar, não encontro em Lisboa, em variadíssimos escalões etários” – diz e prossegue dizendo que “a coisa mais gratificante é quando as pessoas chegam cá desesperadas e me pedem milagres… eu digo que não faço milagres… tenho é a ciência. Não faço só consultas, faço um ensino às pessoas para que não tenham que cá voltar muitas vezes.”
Na vertente estética, Alexandra Osório Feijó tem desenvolvido muitos trabalhos na área do rejuvenescimento facial, “tenta-se ganhar anos na cara de uma pessoa… temos a idade biológica e a idade real, bem como a ideia que nós aparentamos ter. Devido ao sol aparecem rugas e sardas muito cedo, pelo que faço, com uma máquina de laser, foto-rejuvenescimento. Estes tratamentos pretendem estimular a derme para que ela não envelheça tão rapidamente. Aplico botox, trato manchas, aplico um gel filler, faço peelings e, ultimamente, tenho feito muitos tratamentos laser para varizes.”

Doutor Preciso de Ajuda
A Dra. Alexandra Osório Feijó fez, antes do verão, umas gravações para o programa da TVI, Doutor Preciso de Ajuda e foi “uma experiência muito engraçada. Deram-me sete pacientes para eu aplicar várias técnicas de rejuvenescimento. A técnica principal é estimular a pele para que recupere naturalmente a força e a vitalidade de há anos atrás. Não é só aplicar químicos” – reforça.

0 comentários: