Cláudio Almeida – o deputado mais novo da ALRAA

quarta-feira, 26 de novembro de 2008


Com 23 anos de idade, Cláudio Almeida é o deputado mais novo da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Eleito pelo círculo de compensação das listas do Partido Social-democrata, Cláudio Almeida é licenciado em Estudos Europeus e Política Internacional pela Universidade dos Açores e está, de momento, a frequentar um MBA em Gestão de Empresas.
Tribuna das Ilhas, que acompanhou a tomada de posse do X Governo Regional, esteve à conversa com o jovem presidente da JSD/Açores e agora deputado da ALRAA.

Tribuna das Ilhas – Como é ocupar o cargo de deputado na ALRAA?
Cláudio Almeida – É interessante… como sou o mais novo sinto-me ainda um pouco distante mas isto ainda agora começou. Temos muito trabalho pela frente e vamos fazer os possíveis para trazer a voz da juventude ao Parlamento.

T.I. – E como foi esta sua inclusão na política açoriana?
C.A. – Comecei por ser presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Domingos Rebelo, mais tarde assumiu a presidência da FRAESA. Quando entrei para a Universidade já estava filiado no partido e fui eleito presidente da JSD de Ponta Delgada, depois vice-presidente da JSD São Miguel e, desde 2006 que estou à frente da JSD/Açores.

T.I. – De onde surgiu esse gosto pela política?
C.A. – Acima de tudo pela vontade de dar um pouco de mim e da minha experiência junto dos jovens e por saber que muitas vezes os jovens não são ouvidos pelos mais velhos… é acima de tudo tentar ser uma voz da juventude junto do PSD e nunca o contrário. Gosto da disputa de ideias, que é sempre bom em democracia. Venho também de uma família social-democrata e isso teve muita influência.

T.I. – Como é a relação da JSD/Açores com o Partido?
C.A. – Neste momento existe uma relação institucional muito boa. Sentimos que o PSD opta sempre por ouvir a voz da JSD no que diz respeito às políticas de juventude e mesmo nas questões de âmbito geral.

T.I. – E foi fácil, ou melhor dizendo, pacifica, a inclusão de membros da JSD nas listas para as eleições regionais de 19 de Outubro?
C.A. – Nunca é um processo fácil. Tivemos que nos afirmar dentro do partido ao longo destes dois anos. Tivemos que assumir uma postura de afirmação para podermos ter representação em todas as ilhas dos Açores e, diga-se de passagem, o Dr. Costa Neves foi muito sensato.

T.I. – Costa Neves está de saída … Berta Cabral poderá contar com o apoio da JSD Açores?
C.A. – Como já tivemos oportunidade de manifestar à Dra. Berta Cabral, nós JSD Açores apoiamos a sua candidatura, até porque achamos que é a pessoa mais indicada para dirigir o partido nos próximos quatro anos. A Dra. Berta tem tido sempre uma atenção para com a juventude e estamos certos de que assim continuará.

T.I. – Quais são as principais preocupações da JSD que vão ser trazidas a plenário?
C.A. – Temos várias preocupações de vários âmbitos, nomeadamente no que toca ao desemprego jovem, à desertificação das ilhas mais pequenas, que nesta altura é preocupante. Há ilha que estão a perder população na ordem dos 4 e 5%, como é o caso da Graciosa, Flores e São Jorge. O Governo Regional não tem feito nada nessa área e esperamos que nesta legislatura que agora se iniciou isso se altere. Estamos ainda atentos à política de emprego nomeadamente nos programas de estágios… a toxicodependência é neste momento uma calamidade que abala centenas de famílias açorianas e que tem adjacente a criminalidade. É preciso ter em linha de conta o absentismo escolar, os rendimentos sociais de inserção, entre outros aspectos.

T.I. – Como vai ser a sua linha de acção?
C.A. – Passa essencialmente por ser uma linha de acção construtiva. Não queremos estar a “disparar” contra o Governo, queremos sim dar ideias, e promover o debate e consequente bem-estar da juventude açoriana.

T.I. – Que análise faz à situação política actual dos Açores?
C.A. – Acho que é como em tudo na vida, há coisas boas e coisas más. Não podemos estar, conforme já sublinhei, a criticar o governo porque, efectivamente, há coisas boas destes anos de governação mas também achamos que as políticas que o nosso governo adopta em relação a certas temáticas não são as melhores.

T.I. – Que ambições têm para o seu futuro?
C.A. – Dentro da JSD Açores estou a meio do meu segundo mandato e os meus objectivos são fazer três mandatos. Já me chegou um convite para ingressar as listas nacionais da JSD, mas isso depende do que se passar no congresso nacional do próximo fim-de-semana, mas não pretendo fazer carreira da política, até porque a minha formação é direccionada para as relações internacionais.

T.I. – De todo o seu percurso conclui-se que é um líder. Quais são os ingredientes necessários para isso?
C.A. – Julgo que é preciso ter muita ambição e vontade de trabalhar. É preciso mostrar à nossa equipa que somos capazes de trabalhar no terreno é fundamental, bem como gostar do que se faz. A minha equipa de trabalho é óptima, trabalhamos muito bem.


PERFIL
Presidente da JSD/Açores
Finalizou o curso de Estudos Europeus e Politica Internacional na Universidade dos Açores.
Deputado da Assembleia Municipal de Ponta Delgada -Membro da Assembleia de Freguesia dos Fenais da Luz
Membro do Centro Social e Cultural dos Fenais da Luz
Vice-Presidente da mesa da Assembleia-geral da Associação de Juventude de Ponta Delgada
Presidente do conselho fiscal do Núcleo de Estudos Europeus e Politica Internacional da Universidade dos Açores
Membro do conselho Regional de Juventude
Membro do Conselho Municipal de Juventude de Ponta Delgada
Membro da Assembleia da Universidade dos Açores
Presidente da FRAESA (Federação Regional de Associações de Estudantes dos Açores) 2003/2005
Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária Domingos Rebelo 2003/2005
Membro da Comissão Politica Nacional da JSD
Vice-Presidente da JSD/São Miguel 2003/2004
Presidente da JSD/Ponta Delgada 2004/2006
Membro da Comissão Politica concelhia do PSD de Ponta Delgada 2004/2006
Presidente do núcleo da Jsd/Fenais da Luz 2002/2006
Membro da Comissão Politica Regional do PSD Açores
Membro do Conselho Regional do PSD Açores

1 comentários:

Marla disse...

muito interessante ;)

Venham mais destes!!