O paintball no Faial

quarta-feira, 8 de outubro de 2008


Desde o início do ano que surgiu no Faial o Clube de Paintball Ilha Azul. A trabalhar ainda em velocidade cruzeiro, estão a ultimar os preparativos para que este clube possa vingar e marcar a diferença.
O Paintball é um desporto que simula um “combate” entre duas equipas, que disputam por exemplo, a conquista de uma bandeira. Os jogadores usam marcadoras de pressão ( “armas”) que disparam bolas de tinta biodegradável, lavável e não tóxica, que marca o oponente atingido.
Com todos os ingredientes de um desporto de elevada adrenalina, o Paintball ajuda a combater o stress, a rotina, estimula o pensamento rápido e o trabalho em equipa. Para quem procura um desporto de acção “radical” mas tem medo de fazer queda livre, este é o desporto ideal.

Tribuna das Ilhas teve uma breve conversa com Rui Goulart, vice-presidente do clube e ficou a conhecer um pouco mais desta modalidade e das dificuldades que atravessa para se conseguir implementar na ilha azul.


Tribuna das Ilhas - Quando e como surgiu o Clube de Paintball Ilha Azul?
Rui Goulart – O clube tem 8 meses de existência e surgiu depois de conversas que tínhamos no intervalo dos jogos ou treinos que fazíamos.
Inicialmente funcionávamos, eu e o João André mais como uma firma em que éramos sócios e fornecíamos material para quem quisesse praticar paintball, surgiu a ideia do clube e como ninguém se prestou a assumir a rédeas, nós decidimos avançar.


T.I. - Quantos elementos tem?
R.G. - Neste momento só temos os sócios fundadores do clube, sendo um clube recentemente formado ainda estamos a implantar raízes para que seja encarado como um trabalho sério e duradouro. No entanto já temos muitas pessoas que se querem associar a nós.

T.I. - Como é desenvolvida a vossa actividade?
R.G. - A nossa actividade é desenvolvida ao longo de todo o ano, mas com mais intensidade a partir de Setembro. Também promovemos jogos aos fins de semana para grupos de amigos que queiram passar bons momentos de diversão.

T.I. – O paintball é considerado um desporto caro…. O que é necessário para a prática desta modalidade?
R.G. - O paintball é considerado um desporto caro, mas eu penso que não e que esse é um mito que tem que ser queebrado. O paintball já pode ter sido caro mas nos dias de hoje um praticante pode adquirir um kit completo por apenas 100€. Cada kit tem 1 marcador (arma); 1 mascara (sem ela não se joga paintball)1 VL o copo como também e chamado para levar as bolinhas de tinta que são bio-degradáveis não tóxicas, são feitas de gelatina e corantes de culinaria. 1 garrafa de co2 ou de A.C que serve de gás propulsor para disparar as bolas de painball. Com este equipamento estão prontos para jogar paintball.
Claro que existem outros marcadores muito mais caros mas eu aconselho primeiro joguem com um alugado ou emprestado de um amigo se gostarem, aí sim comprem.

T.I. - Costumam organizar muitos torneios?
R.G. - Não tantos como queríamos mas ainda é um desporto recente. Jogar, já se joga no Faial há mais de 5 anos. Temos organizado alguns torneios inseridos nos jogos desportivos culturais das freguesias promovidos pela câmara e INATEL. Tem havido alguma adesão, o que é bom para chamar os jovens que estão muito afastados. Há que inovar e ter ideias novas. Este ano organizamos ainda um torneio durante a semana do mar.


T.I. – As entidades oficiais da ilha são receptivas ao clube ou sentem um afastamento?
R.G. - Bem vamos ver o que as entidades têm a dizer. A nível de freguesia e falo pela minha de Pedro Miguel tanto o presidente anterior como o actual sempre que puderam ajudaram. Neste momento decorrem conversações para se realizar um mini torneio 3vs3 com a colaboração da junta.

T.I. - Acha que esta modalidade está bem incrementada no Faial?
R.G. - Para ser sincero ainda falta fazer muito trabalho e não pode partir só do Clube de Paintball Ilha Azul mas com o tempo lá chegaremos.


0 comentários: