Festa da Senhora de Lourdes e Dia da Freguesia da Feteira

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A Freguesia da Feteira comemorou na passada segunda-feira o seu primeiro Dia da Freguesia com uma sessão solene comemorativa na Igreja Paroquial, homenagens à Sociedade Filarmónica Lira e Progresso Feteirense e ao seu regente Maestro Manuel Garcia Duarte, por todos conhecido como “Manuel Boldeia”.
A Junta de Freguesia deliberou ainda homenagear com a medalha de ouro da Freguesia, o Reverendissimo Padre Luís Dutra pelo tempo que esteve ao serviço da nossa paróquia.
Desta cerimónia constou ainda a apresentação pública do Hino da Freguesia, intitulado “Feteirenses Reunidos”, bem como a apresentação da página web da junta de freguesia.
De realçar que a data escolhida para a instituição do Dia da Freguesia foi a segunda-feira anterior ao domingo da festa de Nossa Senhora de Lourdes, que ocorre no último fim-de-semana de Agosto e foi escolhido com base na heráldica, que representa o que de mais importante há na Freguesia, e que é Nossa Senhora de Lourdes, padroeira, e o orago, dedicado ao Divino Espírito Santo. Por isso, esta data teria de estar relacionada com os dois, pelo que a melhor é sem dúvida a segunda-feira anterior ao domingo da festa da Senhora de Lourdes, já que no domingo precedente ocorre a festa do último império e no domingo seguinte realiza-se a solenidade da padroeira.
Recorde-se que, no dia da apresentação dos Símbolos Heráldicos da Freguesia da Feteira – 25 de Abril de 2007 – foram homenageados com a Medalha de Ouro, os ex-Presidentes da Junta de Freguesia da Feteira – Manuel Jorge Vargas Garcia, Manuel Adalberto Silva, Manuel Urbano Silva, Norberto Manuel de Vargas, Nisa Lopes, Eugénio Brandão de Carvalho, Luciano Naia, José Alberto Fialho e Luís Alberto de Faria Vieira - bem como o actual Presidente da Assembleia Municipal de Ilha do Faial, Dr. Jorge Gonçalves.
Eduardo Pereira, presidente da Junta de Freguesia, no seu discurso da sessão solene, deixou claro que “instituir e comemorar o primeiro Dia da Freguesia foi uma meta que o actual elenco autárquico prossegue desde o início do mandato.”
Para o autarca “o Dia da Freguesia é um dia de alegria, de convívio, de meditação, de exaltação e de projecção da nossa Terra no futuro. Neste dia também aproveitamos para homenagear algumas Personalidades, Instituições e Empresas da nossa Freguesia que se destacaram através da sua actividade e dedicação à comunidade. Nesta data associamo-nos também aos 125 anos da nossa padroeira participando, de forma bastante activa, na elaboração e concretização do programa da festa, sendo o apoio da Junta de Freguesia fundamental na realização das festividades de Nossa Senhora de Lourdes.”
Sobre o site agora apresentado, Eduardo Pereira esclarece que “nele procuraremos disponibilizar a todos os habitantes da nossa Freguesia, a todos os nossos conterrâneos a viver na diáspora assim como à população em geral e a quem nos pretenda visitar informações, serviços e notícias. A Junta de Freguesia deseja, igualmente, que com esta ferramenta, mais facilitadora e cómoda, seja aprofundada a proximidade da população para com a Junta de Freguesia. Este Site será também, uma oportunidade única para apresentar a nossa Freguesia, a sua história, as suas características, costumes e serviços a toda a comunidade cibernauta.”
No discurso, o presidente teve ainda oportunidade de projectar alguns anseios e esperanças dos feteirenses e anunciou que na passada quinta-feira o loteamento do Algar onde está inserido o pavilhão multiusos foi aprovado pela CMH. Deixou ainda um apelo para a necessidade de novas estradas para a freguesia pois é público que a Feteira tem uma rede de estradas muito grande e bastante danificada.
Em termos sociais a Freguesia, no entender do seu presidente, necessita que a sua Casa do Povo esteja melhor dotada de equipamentos e pessoal. “É o ATL que não temos, é o centro de dia que não temos a funcionar diariamente, é o apoio ao domicilio que não temos, é o fornecimento de refeições ao idosos que não temos, é o serviço de voluntariado apoiado na Casa do Povo que não temos, etc…. Ainda se faz é muito sem recursos…”
Eduardo Pereira fez também referência às ribeiras da freguesia que em diferentes zonas estão a corroer a sustentabilidade da estrada e à zona de lazer que, “por causa do POC teve que aguardar por melhores núpcias mas que também só com a vontade das entidades competentes poderá avançar.”

Breve historial
De acordo com a wikipédia, a freguesia da Feteira ocupa uma superfíce total de 14,62 km2 com 1 612 habitantes (2001). Possuí uma densidade populacional de 110,3 hab/km. A sede de freguesia, situa-se na costa Sul da ilha junto ao mar, a cerca de 5 km a Oeste da cidade da Horta. Atravessam a freguesia diversas ribeiras fundamentais ao longo dos séculos para a sobrevivência das populações locais e em especial para a prática da agricultura. Ligam as suas margens 5 pontes.
O seu topónimo terá origem no facto de os seus terrenos se encontrarem repletos de fetos à época do povoamento.
A Igreja da Feteira, com orago ao Divino Espírito Santo, é uma das mais antigas da ilha. Desconhece-se o ano de sua construção, mas a sua existência é referida pela primeira vez em 30 de Junho de 1568. Além das festividades consagradas ao culto do Divino Espírito Santo, o orago da freguesia, destaca-se a festa de N. Sra. de Lourdes. Realiza-se anualmente no último fim-de-semana de Agosto, sendo a festa mais concorrida de toda a freguesia.

Homenageados
Manuel Garcia Duarte integrou a Filarmónica Lira e Progresso Feteirense à idade de 11 anos, como tocador de clarinete. Posteriormente adoptou o sax-alto como instrumento de eleição. O serviço militar e o facto de ter estado na ilha do Pico a leccionar como professor do ensino Primário afastou-o da Lira Feteirense por uns tempos. Há 30 anos que assumiu a regência da filarmónica, até aos dias de hoje e já vários anos que também colabora como Organista do Grupo Coral da Paróquia da Feteira.
No ano passado foi homenageado pela Câmara Municipal da Horta na sessão solene do Aniversário da Elevação da Horta de Vila a Cidade.
A Sociedade Filarmónica foi fundada a 01/10/1921, por iniciativa de 15 músicos Feteirenses. A Direcção da Sociedade começou por ser confiada ao seu mais proeminente fundador, José Faria de Goulart Vargas, o qual exerceu o cargo durante mais de 20 anos. Inicialmente, a Banda actuou sem fardamento e o primeiro a ser adoptado era inteiramente branco. Nas décadas de 60 e 70, foram adoptados dois outros fardamentos, parcialmente financiados por peditórios locais. O fardamento actual foi estreado a 25 de Abril de 2007, por altura da apresentação pública dos Símbolos Heráldicos da Freguesia. Até 1942, a regência da Banda esteve a cargo do primeiro Presidente da Sociedade, José Faria de Goulart Vargas. Sucederam-se oito outros músicos e, presentemente, a regência cabe a Manuel Garcia Duarte, desde a década de 70.

Este fim-de-semana a festa prossegue com um programa vasto. Hoje, pelas 19h30 há um desfile com os carros alegóricos e a marcha que parte do império de S. Pedro. As exposições abrem uma hora mais tarde e pelo palco passarão:Grupo de Cantares Sons do Vale; Filarmónica Euterpe de Castelo Branco e Turma do Rodeio.
Amanhã, há missa pelas 18h00 e, a partir das 20h00, actuam: Grupo de Cantares dos Idosos da Feteira; UNÂNIME PRAIENSE; MARCUS e o LUSO AMERICANO JBL.
No dom ingo, a missa será às 17h00, seguida de procissão. O arraial tem início às 21h00, com a Nova Artista Flamenguense e artistas locais. Um espectáculo de fogo de artificio assinala o encerramento da festa de 2008 em honra de Nossa Senhora de Lourdes.

HINO DA FREGUESIA

“Feteirenses Reunidos”
Feteirenses reunidos celebremos
Com os símbolos de crença e do poder
Os homens fortes com coragem e valor
Que nos legaram os valores que hoje temos
Só unidos no trabalho e no lazer
Feito a pulso e regado com suor.

Nas nossas veias corre a força de lutar
Pelo progresso, de olhos postos no futuro
O amor à terra, pão seguro em cada dia
A solidão de viver no meio do mar
O desafio deste passado tão duro
Temor a Deus e fé na Virgem Maria

Neste chão encontraram um tesouro
Na cor do mel que tem a terra desbravada
E fizeram da seara da Feteira
O celeiro do Faial com grãos de ouro
Uma aguarela colorida, abençoada
Com verde e Sol, a cor da nossa bandeira.

Letra: Maria Regina Naia
Música: Manuel Garcia Duarte

0 comentários: