7.º Curso do Diabético no Hospital da Horta

quinta-feira, 25 de setembro de 2008


A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia. Os números são assustadores e já é considerada, a par da obesidade, como a Epidemia do século XXI.

Maria José Silva

A Consulta de Medicina e Diabetes e a Associação dos Amigos do Serviço de Medicina do Hospital da Horta promovem, de 24 a 27 de Setembro, o 7.º Curso do Diabético.
Este evento está a decorrer na Biblioteca Pública João José da Graça, e destina-se, sobretudo, a técnicos de saúde. Conta com a presença de pessoal técnico de diferentes unidades de saúde dos Açores, Madeira, Continente e Espanha.
Os trabalhos tiveram início na quarta-feira mas só na quinta-feira houve conferências. Assim sendo, quinta-feira de manhã, Almeida Ruas veio falar de “Diabetes – uma panorâmica global” e com Gustavo Rocha e “Obesidade”.
Depois do coffee break realizou-se uma mesa redonda moderada por Silvestre Abreu e Fátima Porto, sobre “Alimentação”. Intervieram de seguida Rita Carvalho, com “Alimentação e males sociais” e Lima Reis com “E afinal que comer?”.
Paula Bogalho e António Goulart abriram a sessão da tarde com a mesa redonda “Tratamento da Diabetes Tipo 2”. A presidente do curso, Fátima Pinto veio falar de “Tratar com objectivos” e Zélia Lopes abordou “Consulta especializada – o quê e para quem”. As enfermeiras Gisela Amaral e Ana Rita Santos vieram falar do “Papel do Enfermeiro na Consulta Especializada”.
Com a presença de Almeida Ruas, Jorge Câmara e Luís Morcillo decorreu a mesa redonda subordinada ao tema “Tratamento da diabetes tipo 2” e Alda Jordão veio apresentar “Tratamentos hipoglicemiantes orais- que opções terapêuticas” e Fátima Pinto apresentou “Novos Fármacos”.
Para hoje, sexta-feira, os trabalhos iniciam-se pelas 9h00, com “Patologias associadas e tratamento”, uma mesa redonda moderada por Domingos Lira, Kirancumar e Fátima Pinto. Dentro desta mesa estão em debate “Dislipidémia – quando e como tratar”, com Rui Dias; “Esteatose hepática”, com Mariana Monteiro e “Medicina Baseada na Evidencia”, um estudo advance de Silva Nunes.
A manhã termina com um workshop sobre “Contagem de HC” por Rita Carvalho.
Os trabalhos prosseguem depois de almoço, com Odete André, Fátima Bairos e Cristina Miguens e o workshop “Feridas no diabético – novas/velhas abordagens do tratamento”. Dentro deste tema vão ser discutidas questões como: “Dor neuropática” (Conceição Nascimento); “A polimedicação do diabético” (João Raposo); “Diabetes e cuidados paliativos”.
Para amanhã, último dia deste curso, a ordem de trabalhos tem início com Fátima Pinto, Ana Fagulha e José Luís Medina, numa mesa redonda sobre “Diabetes Tipo 1”. Celestino Neves vai abordar o tratamento com insulina, seus objectivos e alternativas terapêuticas.
Helena Cardoso vai falar das bombas de insulina, enquanto que António Alonso vem lançar a questão: “Transplante de células de Langerhans – será que vale a pena?”. “Transplante de pâncreas e rim” é o tema de Luís Morcillo.
Os trabalhos encerram com a mesa dedicada ao Pé Diabético, com Fátima Pinto e Francisco Messias. Neste painel Raquel Rodrigues tem a seu cargo expor sobre o papel do podologista e cabe a Cristina Miguens explicar como se processa o tratamento de feridas no diabético.

0 comentários: