Parque da Alagoa sempre como espaço verde por excelência

sexta-feira, 18 de julho de 2008


O Parque da Alagoa existe há pouco mais de vinte anos e nasceu pela mão do arquitecto Ávila Gomes, arquitecto paisagista. Anteriormente ali estava instalada uma lixeira e um terminal dos cabos submarinos. Quando o arquitecto disse que aquele espaço era bom para parque toda gente o contestou, dizendo que o mar não ia deixar as plantas florescerem. Sozinho, sem a ajuda de ninguém fez um desenho e começou a plantar. As plantas começaram a pegar e só depois disso começou a abrir os caminhos e o Parque da Alagoa foi surgindo.



Foi anunciado na última Assembleia Municipal a criação de uma comissão de acompanhamento para o Parque da Alagoa que congrega as três entidades que intervém naquela área: Câmara Municipal, Hortaludus e Junta de Freguesia da Conceição.
Esta comissão foi criada com objectivo de tentar racionalizar os recursos, procurar resolver pequenos problemas que lá existem, como por exemplo: arranjar a cerca que está partida, ensaibrar os caminhos do circuito de manutenção, recarregar com areia o espaço infantil, reaproveitar a gaiola de pássaros que lá existe.
O acesso à Piscina Municipal vai ser vedado a automóveis, para que os banhistas possam ter um acesso pedonal e seguro.
Esta comissão, assessorada pelo Técnico de Ambiente da CMH, no entender do Vereador José Decq Mota, vai marcar a diferença.
Para além destas pequenas intervenções, esta comissão pretende “trabalhar as várias ideias que existem. Da primeira reunião que tivemos saiu a missiva de que aquele espaço precisa de uma infra-estrutura, mas nada que o diminua enquanto espaço verde. Não é um espaço para carregar nem discotecas, nem restaurantes, nem edifícios, é um espaço de ar livre.”
O Parque da Alagoa é um espaço cada vez mais procurado, quer pelos locais, quer por quem nos visita, pela sua localização e pelas suas infra-estruturas, nomeadamente os churrascos. De acordo com o Vereador, “vamos continuar a dotar o espaço de lenha, até porque só tem sentido o parque da Alagoa se as pessoas fizerem parte dele.”
Outra das coisas que vai ser feita naquele espaço está relacionada com a sinalética e para tal vão ser criadas placas para identificar as espécies lá existentes.
Confrontado com a hipótese de se instalar no Parque da Alagoa um parque de campismo, o Vereador da CMH pela CDU, explica que “no ano passado, por altura da Semana do Mar autorizou-se que no Parque da Juventude se instalassem tendas de campismo usando como suporte as instalações sanitárias da Piscina. O plano de urbanização, apresentado dias 17 e 18 próximos, defende uma área que será considerada Reserva. A ideia que tenho é que entrando em negociações com alguns proprietários, seria possível encontrar um espaço perto do parque e perto da cidade para Parque de Campismo. É uma ideia minha, que não sei se terá ou não pernas para andar”.
Depois de termos recebido várias críticas por parte dos nossos leitores sobre a consequência da utilização daquele espaço para festas, o Presidente da Comissão do Parque diz que “isso já foi discutido em comissão e chegámos à conclusão que não é um problema de fácil solução. Na opinião dos técnicos a recuperação do espaço é muito rápida e, temos que ter em conta que são acontecimentos sazonais e pontuais, como o parque da juventude, o 1.º Maio, as Feiras, o circo. Acho que não pode ser um local sistemático de eventos massivos, mas temos que encontrar um ponto de equilíbrio e a definição de áreas onde as coisas possam acontecer”.

0 comentários: