Bruno Leonardo assume Lar das Criancinhas da Horta

quinta-feira, 3 de julho de 2008

O Lar das Criancinhas da Horta é uma instituição particular de solidariedade social com larga tradição no apoio à criança. O início da actividade desta instituição remonta ao fim da década de trinta, na altura com o nome de “Secção da Maternidade e Infância do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Construção Civil e Ofícios Correlativos do Distrito da Horta” e funcionava em regimes de internato e semi-internato.
Em 1951, pela mão de Maria Francisca Dias Pimentel e Alexandrina Garcia de Matos é constituído o Lar das Criancinhas da Horta, vocacionado para o apoio às crianças abandonadas em regime de internato. No final da década de 50 a instituição, para além de internato começou a admitir crianças em regime de semi-internato. O internato terminou em 1978. Inicialmente as instalações estavam na Rua Ernesto Rebelo, passaram para a Rua Médico Avelar e pela Rua de São João. Só nos finais de 1969 foi adquirida a casa na Rua Consul Dabney.


**
O Lar das Criancinhas da Horta tem, desde a passada semana, nova direcção, presidida por Bruno Frias Leonardo, um jovem nascido e criado no Faial que, depois dos seus estudos universitários regressou à terra e tem procurado lutar pelos seus interesses.
Numa altura em que cada vez mais é complicado assumir direcções de qualquer tipo de instituição, Bruno Leonardo disse ao Tribuna das Ilhas que, “não foi difícil arranjar um grupo de elementos para assumir o Lar das Criancinhas.”
“Foram vários os aspectos que me levaram a assumir este desafio, desde ter frequentado a instituição em criança, a ter um filho também cá e estar a preparar-me para ser pai novamente em Agosto. Para além disso já vinha conversando com a anterior presidente da direcção que me revelou algum cansaço e necessidade de renovação. Não foi, de forma alguma, achar que alguma coisa estivesse mal ou não estivesse a funcionar. Foi sobretudo o apelo que foi feito numa carta aos pais que me deixou desperto” – revela Bruno Leonardo.
A direcção recém-empossada é jovem, mas ambiciosa e não tem qualquer receio do futuro. “Tomámos posse há relativamente pouco tempo mas já reunimos por três vezes com a anterior direcção e aos poucos vamos inteirando-nos do que se passa” – frisa o presidente que prossegue dizendo que “neste momento existe um projecto que a anterior direcção já tinha alinhavado um estudo preliminar para a ampliação das instalações do Lar das Criancinhas. Entretanto, já fui a uma reunião com o secretário da educação no sentido de conseguirmos ter uma base de entendimento para a permuta de terrenos com a Escola Básica e Integrada da Horta que nos permitirá realizar as obras precisas. Foi uma reunião informal mas que poderá, no futuro, facilitar as conversações. Existe neste momento já uma base de entendimento e vamos tentar continuar com esse processo.”
Bruno Leonardo explica ainda ao nosso semanário que “as novas instalações permitir-nos-ão responder a grande parte da lista de espera existente. De qualquer forma vamos iniciar o novo projecto, em conjunto com o Instituto de Acção Social, denominado como “Rede de Amas”. Este é um projecto que consistirá na criação de um quadro para amas, coordenadas pelo Lar das Criancinhas e respeitando as normas de qualidade exigidas pela lei.” – explica e continua dizendo que “penso que esta rede de amas poderá vir de encontro aqueles que são os interesses das freguesias mais rurais e responder às necessidades dessas zonas”.
Instado a pronunciar-se sobre os grandes objectivos desta direcção, Bruno Leonardo frisou que “nos discursos que já fiz tive oportunidade de frisar que nós não entramos com ideias novas, mas sim o sentir da necessidade e de renovar bem como contribuir para a sociedade. De qualquer forma queremos resolver alguns problemas que estão pendentes na instituição em termos processuais. E sem dúvida o nosso grande projecto é, com o já referi, responder ao aumento da lista porque achamos que esta instituição, no fundo, tem que permitir que os pais trabalhem descansados e consequentemente, haja um maior desenvolvimento da sociedade. Existem novas ideias a serem discutidas que a seu tempo serão reveladas”.







Mini-creche
Sala bebés – 10 crianças
Sala 1 e 2 anos – 15 crianças
Creche
Sala bebés – 15 crianças
Sala 1 ano – 16 crianças
Sala 2 anos – 16 crianças
Jardim-de-infância
Sala 3 anos – 20 crianças
Sala 4 anos – 20 crianças
Sala 5 anos – 20 crianças
Valência ATL
Sala 1 – 25 crianças
Sala 2 – 25 crianças
46 funcionários

Órgãos sociais para o triénio 2008/2010
Assembleia-geral
Presidente – Alberto Gonçalves
1.º secretário – Hildeberto Serpa
2.º secretário – Margarida Barreto

Direcção
Presidente – Bruno Leonardo
Vice-presidente – Márcia Lourenço
Secretário – Carlos Ferreira
Tesoureiro – Célia Castelo
Vogal – Sara Pires

Suplentes da Direcção
Maria Alice Rosa
Patrícia Lourenço
José Salvador
Jorge Terra
João dos Anjos

Conselho Fiscal
Presidente – Alvarino Machado
1.º Vogal – José Machado
2.º Vogal – Francisco Bairos

Suplentes do Conselho Fiscal
Gabriel Ribeiro
Alberto Melo
José Dutra






0 comentários: