Plano de Ordenamento Turístico da Região aprovado

sexta-feira, 27 de junho de 2008

O Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA), que define para o arquipélago uma carga turística máxima de 15.500 camas, foi aprovado na passada semana pelo Parlamento açoriano.
Proposto pelo Governo dos Açores, o POTRAA, que vigorará até 2015, é um plano sectorial aplicável a todo o território da Região Autónoma.
Para as ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial e Pico, principais destinos dos turistas que visitam os Açores, o documento estabelece cargas turísticas máximas de 7606, 2900, 1734 e 1080 camas, respectivamente. Seguem-se, por ordem decrescente, as ilhas de Santa Maria (660 camas), Flores (578), S. Jorge (553), Graciosa (330) e Corvo (80).
O plano prevê ainda uma bolsa adicional de 1551 camas como reserva destinada a fazer face a dinâmicas insulares não susceptíveis de serem prevista à distância e ou a projectos com especial significado estratégico.
Quanto à oferta de produtos, o POTRAA destaca como aposta central para cada ilha a comunidade no Corvo, a náutica de recreio no Faial, a diversidade paisagística nas Flores, o termalismo na Graciosa, a baleia no Pico, as praias em Santa Maria, o queijo em S. Jorge, o vulcanismo em S. Miguel e o património edificado na Terceira.

0 comentários: