A ilha do Faial esteve de 9 a 13 de Junho, de olhos postos no céu

quinta-feira, 12 de junho de 2008

O objectivo desta actividade foi facilitar a aprendizagem da ciência e promover o gosto pela observação dos astros, pela Astronomia e pela Astrofísica, através de realização de várias actividades práticas em todas as escolas do ensino básico e secundário do concelho e abertas a toda a população.
Promovido pela Câmara Municipal da Horta, em colaboração estreita com o Núcleo Interactivo de Astronomia, este projecto envolveu cerca de 2.300 alunos da ilha do Faial, sem contar com os respectivos professores e formadores, em oficinas sobre espectroscópios e observação do Sol, distâncias cósmicas e mobile do sistema .
Na conferência de imprensa de apresentação do projecto, que decorreu justamente no Centro de Ciência da Câmara Municipal da Horta, João Fernando Castro, presidente da edilidade destacou a aposta da autarquia na “complementaridade programática” com os conteúdos abordados no meio escolar.
Com esta actividade de Astronomia nas escolas foi possível proporcionar o contacto directo entre especialistas em Astronomia e professores, estudantes e público em geral, com a deslocação à ilha do Faial dos professores do Núcleo, Rosa Duran, Carlos Antunes Santos e Gron Mathis.
Helena Reis, Vereadora de Educação da Câmara Municipal da Horta explicou, por sua vez, que esta constitui uma oportunidade para iniciar crianças e jovens no gosto por esta área, podendo mesmo vir a integrar um dos workshops de outro projecto do Município, as “Férias Fixes”. A responsável adiantou também, que existe um grande interesse em torno deste projecto, inclusive de professores de outras ilhas dos Açores, estando mesmo confirmada a vinda à Horta de professores de São Miguel.
Para o público em geral, foram projectadas duas grandes acções, a primeira das quais se realizou segunda-feira, no Centro do Mar, com uma palestra sobre “Os Buracos negros”, pela professora Rosa Duran, seguida de observação nocturna de astros.
A segunda acção realizou-se terça-feira, 10 de Junho, na Marina da Horta, com oficinas de Astronomia e observação do Sol para toda a família.
Registe-se ainda que a professora Rosa Duran dedica-se à investigação científica e ensino nas áreas de Astronomia, Relatividade e Cosmologia, sendo, para além de membro fundador do Núcleo Interactivo de Astronomia, sua Presidente. Simultaneamente, acumula a participação na Comissão Instaladora do projecto “Global Hands-on Universe”, cuja associação internacional nascerá em Portugal ainda em 2008, e a presença na comissão que vai preparar o Ano Internacional de Astronomia (2009), sendo co-chair do “Galileo Teacher Training Programme”.

0 comentários: