Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Comemorou-se terça-feira, dia 10 de Junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Na Região Autónoma dos Açores a data foi comemorada pelo Gabinete do Representante da República, no Solar da Madre de Deus em Angra do Heroísmo.
O programa comemorativo iniciou-se com o hastear da Bandeira Nacional e da Região e com o desfile das Forças Militares. Foi ainda celebrada uma eucaristia na Capela do Solar, presidida pelo Bispo de Angra D. António de Sousa Braga.
Na ocasião foram ainda impostas as condecorações atribuídas pelo Presidente da República e actuou a Filarmónica Recreio Serretense, o Grupo Folclórico “Os Bravos” e o Grupo “Violas da Ilha Terceira”.
Importa referir que foi agraciado com o Grau de Membro Honorário da Ordem Militar de Santiago da Espada o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.
A Irmandade de Nossa Senhora do Livramento, uma instituição de recolhimento de jovens desprotegidos de Angra do Heroísmo, foi agraciada com o Grau de Membro Honorário da Ordem do Mérito.
O escritor micaelense Daniel de Sá foi também galardoado com o Grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
No seu discurso alusivo à data o Presidente da República, Cavaco Silva frisou que “o 10 de Junho é o dia em que Portugal comemora a sua identidade e se revê naquilo que tem de melhor: no seu poeta, Luís de Camões, e na língua em que desde há séculos pensamos e comunicamos; nos seus heróis e naqueles que todos os dias, com mais ou menos notoriedade, fazem com que sintamos orgulho em continuar a ser uma nação independente.”
“O 10 de Junho deve ser antes uma ocasião para colher da história a inspiração e a confiança de que precisamos para enfrentar o futuro. O 10 de Junho é o momento mais apropriado para afirmar o que podemos e queremos fazer, com base naquilo que fizeram e nos legaram os que vieram antes de nós” – sublinhou o presidente da Nação.

Departamento de Oceanografia e Pescas
Associado à sua localização ultra-periférica e mais ocidental da Europa, o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (DOP/UAç) mantém um intenso programa de investigação científica e formação pós-graduada em ciências oceânicas, com particular ênfase no mar profundo. Com um staff permanente de apenas 27 pessoas conseguiu desenvolver uma dinâmica científica de nível internacional que envolve cerca de 120 investigadores, técnicos e estudantes de pós-graduação residentes e de mais de 10 nacionalidades. Este grupo de trabalho é suportado por uma carteira de projectos internacionais obtidos em concursos por competição. O DOP/UAç mantém um prestigiado e notável nível de publicações científicas de carácter internacional, sendo, em domínios como os estudos dos ecossistemas hidrotermais e dos montes submarinos, uma das instituições de referência internacional. Ao mesmo tempo mantém um papel extremamente relevante no âmbito de políticas públicas a nível regional, nacional, Europeu, mas também mundial, neste caso particular dado o seu conhecimento sobre o mar profundo e as questões emergentes sobre a investigação e gestão do mar fora das zonas de jurisdição nacionais.
O DOP/UAç tem mantido uma intensa colaboração internacional e tem sido um vector do crescimento da actividade de navios de investigação, submersíveis e ROVs no mar da Região Autónoma dos Açores (RAA). Os investigadores do DOP/UAç têm participado em muitos dos principais cruzeiros científicos que têm ocorrido no Atlântico Norte nas duas últimas décadas, e a maioria dos navios passaram a aportar ao porto da Horta onde o DOP/UAç tem a sua sede.
No entanto o DOP/UAç cultiva, desde há mais de duas décadas, uma relação de proximidade com a sociedade, através de acções de formação e de divulgação científica.
Neste sentido foi pioneiro na criação de páginas web na Universidade dos Açores, gerindo actualmente mais de uma dezena. Tem produzido programas de televisão de carácter divulgativo, kits didácticos, artigos de divulgação em revistas de grande circulação, acções de formação e divulgação junto de escolas e outros sectores da sociedade (e.g. terceira idade, turistas, pescadores, etc.), Centros de Interpretação (2), Videos, DVDs, CDs, etc.

0 comentários: