Casa de Infância de Santo António comemora 150 anos

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Com o início dos festejos de Santo António iniciam-se também as comemorações dos 150 anos da Casa de Infância de Santo António (CISA). A festa começa no dia 12 de Junho, pelas 18h00, com a abertura das tasquinhas, barracas de doces e quermesse. Segue-se a apresentação do Jardim-de-Infância, com o Coro de Santo António. “Hands on Shoulders” é o nome da actividade a cargo dos alunos do 3.º e 4.º ano de inglês e a turma de expressão musical vai apresentar a “Marcha do Ambiente”.
Os funcionários da instituição também prepararam uma Marcha para este dia cuja animação musical estará a cargo das filarmónicas União Faialense, Artista Faialense e Nova Artista Flamenguense.
No dia 13 de Junho as comemorações iniciam-se pelas 18h00 com missa solene em honra do Patrono Santo António. Pelas 19h00 começa a apresentação dos trabalhos da sala dos 2 anos, “Há festa no Mar”, dos 3 anos, “Os fantasminhas”; dos 4 anos, “As cores”; dos 5 anos “As profissões”.
Seguem-se as apresentações do primeiro ciclo. Sobem ao palco em primeiro lugar o 1.º ano com “Marcha de Santo António”; o 2.º ano com “Dança de Folclore – Ai meu bem” e os 3.º e 4º ano vão dançar o bailho “Manjericão”.
Esta noite será animada pelo Grupo de Cantares “Ilha Azul”, “Margens” e o Grupo de Cantares da ilha Terceira “Só Forro”.
No dia 14 de Junho, sábado, as tasquinhas, bar e quermesse abrem pelas 17h00 e, uma hora depois, os alunos da sala dos dois, três, quatro e cinco anos voltam a apresentar as suas peças. A inovação é a apresentação de inglês do primeiro e segundo ano denominada “ABC Hip Hop”. A noite será animada com a Banda Nova Gerações e pela Feedback.
O programa destas comemorações prossegue no dia 1 de Agosto com a inauguração de uma exposição de fotografia e um jantar de antigos alunos da Casa de Ingância de Santo António e noite de fados. A 28 de Dezembro haverá o Içar da bandeira, a romagem ao cemitério para colocar uma coroa de flores à interna que faleceu na instituição e antigos presidentes já falecidos. Segue-se um almoço com as internas e, ao final da tarde, realizar-se-á uma missa por alma de todos os ex-dirigentes, sócios, internas, professores e alunos já falecidos.
Nesse mesmo dia realizar-se-á uma sessão solene, presidida pelo Presidente do Governo Regional dos Açores e com Zoraida Saldanha como oradora em que serão entregues diplomas aos funcionários com mas de 25 anos de serviço e aos sócios honorários.

0 comentários: