Porto da Horta na rota do “Earthrace”

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Três milhões de dólares foi quanto custou o “Earthrace”, o primeiro barco movido a biodiesel que escolheu o Porto da Horta para primeira escala.



A Marina da Horta foi a única escala dos Açores do barco “Earthrace”, uma embarcação de carbono e movida a biodiesel. Na passada quarta-feira, esta embarcação chegou ao nosso porto pelas 08h00 para reabastecer e seguir, de imediato, para Porto Rico.
O “Earthrace” arrancou no passado dia 27 de Abril da cidade espanhola de Sagunto, para uma viagem de circum-navegação, onde tentará bater o recorde de velocidade à volta do mundo para embarcações a motor, recorrendo para tal apenas a combustíveis biológicos.
De acordo com informação disponibilizada na conferência de imprensa de apresentação do projecto, este, nasceu no seio da família Bethune que, para conseguir as verbas necessárias para a construção do barco teve que hipotecar a sua casa e vender tudo o quer tinham.
Na ocasião Pete Bethune, o skipper desta embarcação referiu que “queremos deste modo mostrar que se podem fazer coisas interessantes e agradáveis sem prejudicar o ambiente. No final da nossa viagem pretendemos, quem sabe ainda durante o mês de Agosto, voltar ao Faial e abrir o barco à população nomeadamente às crianças das escolas”.
Este é um barco considerado como “amigo do ambiente” e que vai tentar completar, conforme já referimos, uma viagem de circum-navegação em 65 dias com apenas 12 escalas técnicas – Horta, Porto Rico, Panamá, México, San Diego, Hawai, Marshall Islands, Palau, Singapura, Índia, Oman e Egipto. A embarcação foi construída na Nova Zelândia pela “Calibre Boats”, uma empresa especializada na construção de barcos de alta tecnologia.
Este trimaran, que foi lançado à água pela primeira vez em 2006, leva a bordo 4 tripulantes, tem 24 metros de comprimento e 8 de largura. Pesa 13 toneladas e pode atingir uma velocidade máxima de 40 nós. Já tentou bater este recorde em Maio do ano passado, mas, devido a danos causados por uma tempestade, tal não foi possível.
Recorde-se que o actual recorde de4 velocidade numa embarcação à volta do mundo é de 74 dias, 23 horas e 53 minutos e foi estabelecido pelo barco britânico “Cable & Wireless Adventures”, em 1998.
De registar que esta escala na Horta foi possível devido ao empenho da Administração dos Portos do Triângulo e do Grupo Ocidental S.A. (Apto) e do Clube Naval da Horta, sendo que o grupo de trabalho foi coordenado por Armando Castro.




1 comentários:

Lc disse...

Olá, obrigado pela visita.
É bom ver jovens aqui na ilha, na tua posição. Já era tempo de os nossos jornais locais darem lugar aos mais novos. Novas ideias, sangue novo, na defesa do que é nosso, força e continuação de um bom trabalho.
Agora quando ler o tribuna à sexta, já sei quem é a Maria José Silva.