Novo Livro de Dias de Melo lançado na Horta

sexta-feira, 16 de maio de 2008


A VerAçor vai lançar no próximo dia 16, pelas 20H00, na Biblioteca Pública João José da Graça, uma nova narrativa de Dias de Melo “A Montanha Cobria-se de Negro”.
Dias de Melo ficará para sempre ligado à história heróica da baleação nos Açores, especialmente na sua ilha do Pico. Mas ele não é apenas o cronista dos baleeiros. Pela sua obra perpassam todas as grandes causas, nem sempre ganhas, do povo que faz estas ilhas terem vida e razão de existir. Muitas vezes não é reconhecido o mérito dessa gente, de ela sustentar o melhor da riqueza material e moral dos Açores. Tire-se o povo à História e não há História. Tire-se o povo às narrativas de Dias de Melo, e não haverá personagens.
Pela qualidade da sua escrita, pela convicção e autenticidade com que sempre se apresentou como defensor dos humildes, pelo modo como tornou universais dramas humanos confinados à pequenez de uma ilha e ao mar que a rodeia, Dias de Melo foi o primeiro escritor açoriano que, sem sair das ilhas, alcançou nome e fama a nível nacional. A sua escrita vigorosa e sentida, medida, muitas vezes como que soletrada, tem a cadência dos ritmos da vida e dos seus conflitos.

0 comentários: