DIA MUNDIAL DA CRUZ VERMELHA E DO CRESCENTE VERMELHO

sexta-feira, 16 de maio de 2008

No dia 08 de Maio comemorou-se o 145º Aniversário da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que marca o aniversário do seu fundador, Henry Dunant. A instituição, constituída basicamente por voluntários e presente em todo o mundo, vem prestando inúmeros serviços à humanidade, assistência aos feridos de guerra e vítimas de catástrofes naturais além de promover os Direitos Humanos.

Movimento Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho
O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a maior rede humanitária do mundo, composta pela Federação Internacional das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV), pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e pelas Sociedades Nacionais, mobiliza anualmente uma rede incomparável de mais de 90 milhões de voluntários dedicados a prestar apoio e assistência vitais para mais de 275 milhões de pessoas em todo o mundo.
Os presidentes do CICV e da Federação Internacional sublinharam em um comunicado conjunto a importância da solidariedade e do trabalho em parceria para responder aos complexos desafios humanitários da actualidade, como o deslocamento humano, a violência armada e a migração internacional.
Encontrar na sociedade os problemas que precisam de intervenção prioritária e prestar serviços, a quem precisa, através do voluntariado, são algumas das metas da Cruz Vermelha.
Esta é uma instituição muito digna, por isso tem que ser bem representada. Os objectivos devem ser sempre bem pensados e levados até ao fim. Os passos dados têm que ser firmes e só se deve avançar consoante as possibilidades. Não basta fazer parte da Cruz Vermelha é necessário aparecer e colaborar porque se as pessoas não se empenharem não se consegue chegar a lado nenhum.
O resultado do trabalho em cooperação é muito mais importante que o da soma das actividades individuais. A cooperação é um dos pilares do trabalho.
Um pouco por todo o mundo vão decorrer actividades que demonstram a importância do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para tornar as comunidades vulneráveis mais seguras e melhor preparadas face aos riscos, perigos e desafios que se colocam. A Cruz Vermelha Portuguesa vai assinalar esta data com um Seminário Nacional que integra Acções de Formação, a decorrer nos dias 9 e 10 de Maio, em Lisboa.

0 comentários: