Candelária do Pico com centro de acolhimento de emergência para 11 jovens

sexta-feira, 16 de maio de 2008

A Candelária do Pico dispõe, desde quinta-feira, de um Centro de Acolhimento Temporário e de Emergência (CATE), dimensionado para receber 11 jovens com idades entre os 12 e 18 anos.
As obras de construção do novo equipamento, propriedade da Obra Social Madre Maria Clara, foram financiadas pelo Governo dos Açores em 433 mil euros.
Ao congratular-se como trabalho desenvolvido pela Obra Social Madre Maria Clara, realçou Domingos Cunha a importância da criação de novas valências sociais de apoio à infância e juventude, da diversificação do tipo de resposta e da adaptação dos equipamentos já existentes.
Em Dia Nacional da Segurança Social o governante salientou que a rede regional de equipamentos de apoio à infância conta, actualmente, com 52 creches, 55 jardins de infância, 118 centros de actividades de tempos livres e 40 CATES com capacidade de resposta para cerca de 11.600 crianças.
O secretário regional dos Assuntos Sociais referiu-se, também, ao plano regional de apoio e desenvolvimento de equipamentos para a primeira infância que tem vindo a ser implementado pelo executivo açoriano e destacou uma medida recentemente anunciada, o Programa Regional de Formação de Parentalidade Positiva.
Trata-se de um programa de formação dirigido a todas as famílias açorianas sobretudo as mais vulneráveis com o objectivo de promover “um relacionamento saudável que estabeleça vínculos emocionais positivos e que potencie o tempo com os filhos”, acrescentou.

0 comentários: