Apresentação da Semana do Mar 2008

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Apesar de encontrar no festival náutico a sua principal razão de ser, a Semana do Mar alarga-se a terra, com os concertos dos grupos musicais, a actuação de ranchos folclóricos e grupos etnográficos, as exposições, a venda de artesanato, a gastronomia, tudo isto num ambiente de festa e diversão.


Já é conhecido o programa da 33.ª edição da Semana do Mar. o maior festival náutico do país e a maior festa de verão do Faial, uma das mais importantes do arquipélago, assumindo até, na sua dimensão marítimo-desportiva, uma projecção internacional cada vez mais digna de registo.
Numa conferência de imprensa que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal da Horta, entidade organizadora, João Castro, presidente da Edilidade, apresentou o programa e a página da internet do evento (www.semanadomar.net).
Com início marcado para 3 de Agosto, este festival prolongar-se-á até ao dia 10, numa semana de actividades de cariz cultural e entretenimento. Atlantis Cup, Regata Les Sables/Açores/Les Sables, Festival Internacional de Vela Ligeira, Expomar; Feira Regional de Artesanato, Centro de Exposições, Feira Gastronómica, Festival de Folclore com grupos locais e da Dinamarca; Botes Baleeiros, Rumo ao Abismo, Pesca Desportiva; Corso Horta 175 anos e claro os artistas: Anjos, Da Weasel, Asher Lane, Tributo a Bryan Adams, Banda.com, Canta Bahia, One Love Family e Orquestra da CMH.
De acordo com informação disponibilizada na página da internet, “actualmente organizada pela Câmara Municipal da Horta, embora com o contributo de outras entidades ligadas aos desportos náuticos e ao turismo, entre as quais assume particular destaque o Clube Naval da Horta, o evento abarca diversas provas desportivas de diferentes modalidades, enchendo e embelezando a Baía da Horta, o Canal entre o Faial e o Pico e a Baía de Porto Pim. É extenso e rico o conjunto de acontecimentos, contando com regatas de vela ligeira, de cruzeiro e de botes baleeiros, provas de remo, canoagem, jet-ski, natação, pólo aquático e pesca desportiva, entre muitos outros.”
João Castro sublinhou a ideia de que “Semana do Mar oferece o mais importante Festival Náutico do país, organizado pelo Clube Naval da Horta, não só pelo número de provas e atletas que envolve em competição, mas também pelas diversas propostas de diversão e entretenimento.”
O cartaz deste ano foi produzido pela empresa Sigma – Agência de Publicidade, Lda. Apresentado com o pseudónimo “Tabarly”, o cartaz foi seleccionado pelo júri de acordo com os requisitos previstos no regulamento específico para este tipo de eventos.
A marcha oficial da Semana do Mar 2007 também já é conhecida. Tem letra de Victor Rui Dores e música de Fernando Goulart e é interpretada por Teresa Natália Luís.
O Parque Juventude, instalado este ano no Parque da Alagoa, tem sido mais uma inovação da Semana do Mar, com sucesso absoluto. Diariamente, encontram-se diversos equipamentos de diversão para a juventude que, naquele local, pode ainda usufruir de um espaço para campismo.




Destaques
XX Regata “Atlantis Cup”
A “Atlantis Cup – Regata da Autonomia ” une anualmente as cidades Açorianas de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo à cidade da Horta, constituindo o maior evento desportivo a nível regional, em vela de cruzeiro.
Este evento, com duração aproximada de uma semana, terá início este ano a 31 de Julho, com a largada de Ponta Delgada e chegada à Horta a 3 de Agosto, com uma paragem na cidade de Angra do Heroísmo. Com uma participação estimada de 30 embarcações locais e 20 embarcações exteriores envolve mais de 150 velejadores.

II Les Sables/Açores/Les Sables
Esta Regata da Classe 6.5, irá unir a cidade francesa de Sables d´Olonne à Horta, pela segunda vez, numa regata de projecção mundial e onde estão pré inscritos 120 embarcações, representando onze nacionalidades.
Este evento inicia-se no dia 31 de Julho na cidade de Sables d´Olonne e tem chegada prevista à Horta a partir de 7 de Agosto, estando a largada para a 2.ª etapa, rumo a França, prevista para o dia 15 de Agosto.

Festival Náutico da Semana do Mar
A 33.ª edição deste certame terá como destaque a realização do III Festival Internacional de Vela Ligeira, com a presença de todos os clubes navais da Região, do Funchal, de Tenerife, de Vigo, Ceuta, Sables d´Olonne, dos Estados Unidos, de Madrid e de Portimão.
Este evento traduz-se num forte veículo de promoção turística pela sua crescente expressão mediática e pelo acompanhamento dado pelos encarregados de educação que acompanham os filhos aos Açores aproveitando o facto da realização do festival para escolher os Açores como destino de férias.
O projecto “Rumo ao Abismo”, com os apneístas do Clube Naval da Horta, desafia as profundidades do Atlântico em busca de novos recordes de mergulho livre em apneia.

IV Regata Internacional de Botes Baleeiros
Realiza-se na cidade da Horta de 4 a 6 de Julho, tem a participação de velejadores e remadores das ilhas do Faial, Pico e New Bedford e mais que um projecto desportivo é um projecto de âmbito turístico, direccionado para os emigrantes de 2.ª e 3.ª geração, estando mesmo prevista a deslocação aos Açores de mais de cem pessoas, na sua maioria norte americanos e que irão visitar as ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico.


Marcha da Semana do Mar

Ai meu porto de toda a hora
Bela senhora do meu bem-querer!
Rosa-dos-ventos, clara madrugada,
Decote de água do entardecer...
Ranger de amarras, regata bravia
Uma alegria que tens no olhar
Janela aberta do meu pensamento
Um barco de vento que me faz sonhar.

Refrão

Cá vai a Horta que canta de novo
E viva a Horta, amante do povo!
Pedra, pintura de felicidade
O mundo inteiro cabe na cidade.
Cá vai a Horta, Marina trigueira
E viva a Horta, a mais marinheira!
Apetecida Semana do Mar
De vela erguida sempre a navegar.

II
Ó minha melhor aguarela
Verdura bela, hortênsia de amor!
És do Faial, a minha ilha amada
De todas outras a mais fina flor!
Horta vaidosa, tens fama e proveito
Curva do peito, pura tentação...
E mais gin e mais uma rodada
Pois é tudo ou nada no meu coração.

Refrão

III
Ai rainha da maresia
Tua baía é universal!
És a partida p’ró largo oceano
Em cada ano mais um festival!
Pãozinho quente a sair do forno
Por ser adorno o mar do teu rosto!
Venha mais vinho, venha mais cerveja
E bendito seja mais um mês de Agosto.




0 comentários: