Abono de Família vai ter um complemento açoriano de 12 euros

sexta-feira, 16 de maio de 2008

O presidente do Governo dos Açores anunciou que o seu executivo vai instituir o Complemento Açoriano ao Abono de Família.
Esse complemento será, no primeiro escalão, inicialmente, de 12 euros, para os filhos até um ano – o que permitirá que os abonos de família passem, nesse escalão, de 130 para 142 euros –, prevendo-se que essa medida provoque um impacto previsível, no Orçamento da Região, no próximo ano de 2009, de cerca de 2,6 milhões de euros.
Carlos César anunciou, também, que o Governo irá aumentando, anualmente, o referido Complemento Açoriano ao Abono de Família, tal com tem vindo a aumentar, todos os anos, em média, 5% o complemento de apoio aos idosos e às pensões.
E outro apoio, também anunciado pelo presidente do Governo, será o de – face ao crescimento dos juros nos empréstimos à habitação – fazer o acompanhamento, através do Instituto de Acção Social, de um conjunto de famílias com esse tipo de encargo, no sentido de verificar os seus planos de pagamento e de as acompanhar, tecnicamente, nas negociações com a Banca para o alargamento dos prazos de amortização das dívidas.
Para os próximos meses ficou prometido o anúncio de formas controladas de ajuda às famílias que prestam apoio a familiares dependentes, recompensando-as por essa função social e reforçando, dessa forma, o grande objectivo de fazer permanecer no seio da família, no tempo máximo possível, aqueles que, sendo idosos e apesar da sua dependência, estão em condições de ficar nas casas onde sempre viveram ou nas casas dos seus familiares mais próximos.

0 comentários: