62ª. Conferência do Distrito Rotário 1960

sexta-feira, 23 de maio de 2008


“Devemos perguntar a nós próprios: O que é Rotary? Porque estamos em Rotary? Quando encontrarem a resposta vão ver que o Rotary é incrível, é magia, é amor vivo!!! (...) A Magia do Rotary está em permitir que pessoas comuns façam coisas extraordinárias. O Rotary é amor vivo entre seres humanos, seja lá quem for e onde estiver. O Rotary permite-nos Compartilhar este Amor. (...)”

Maria José Silva *


O Faial foi palco da 62.ª Conferência do Distrito Rotário 1960 do Rotay International. Esta conferência é considerada como o evento mais importante de cada ano rotário.
De acordo com Eduardo Caetano de Sousa, “é o encontro de sócios e familiares, que se realiza anualmente, com o objectivo de fomentar o companheirismo da Família Rotária, bem como de ouvir e participar na discussão de assuntos relacionados com o Rotary.”
Antes da conferência foi inaugurado na Praça da República o primeiro marco açoriano desta conferência distrital. Um monumento com desenho arquitectónico de Martins Naia, numa junção do basalto açoriano com o calcário e o mármore.
Cerca de 150 rotários estiveram reunidos na Sociedade Amor da Pátria na presença ainda de Serge Gouteryon e Geneviéve, representantes do Rotary International, numa conferência que apresentou as principais acções dos clubes e da Governadoria, em que demonstraram como “Rotary Compartilha porque os rotários sabem das necessidades do mundo e “Dão de si Antes de Pensar em Si”, na construção de um Mundo melhor, mais justo e humano”.
A sessão solene de abertura da conferência teve início com um bonito bailado da responsabilidade da professora Aline Déspres. Seguiu-se o desfile das bandeiras e a execução dos Hinos pela Sociedade Filarmónica Unânime Praiense. Depois das intervenções protocolares usou da palavra Ricardo Serrão Santos, com a palestra “O mar e as suas potencialidades”.
Ao Governador Eduardo Caetano de Sousa, que está em fim de mandato, coube a divulgação da acção rotária dos clubes do Distrito 1960 desenvolvida nas vertentes do Programa de Acção 2007-2008. Os Rotaract, Interact e Rotakid também fizeram uma apresentação das suas actividades. Antes da sessão de encerramento procedeu-se à entrega do certificado à Associação dos Ex-Participantes de Rotary Foundation do DI 1960 “Alumni Association of DI 1960, RFAC da Zona 10B e 12 Franco Kettmeir”.
Esta conferência terminou com um jantar no restaurante Barão Palace, precedido de um Pôr-do-Sol no terraço do mesmo recinto.
Durante este jantar foram entregues medalhas e certificados a vários rotários do Rotary Clube da Horta e saudou os presentes o grupo de música tradicional “Margens”.
A 62ª. Conferência do Distrito Rotário 1960 teve continuidade na Terceira na sexta-feira, dia 16, com uma sessão de trabalhos realizada no Anfiteatro da U.A., em que foi orador o Prof. Maduro Dias que desenvolveu o tema “Açores, Arquipélago Transatlântico”, tendo terminado a visita da embaixada rotária à ilha com um jantar regional na Casa do Povo do Cabo da Praia.
A terceira sessão da Conferência decorreu em São Miguel, no dia 17, sábado, no Auditório da Biblioteca Pública, com o desenvolvimento do tema “Ética – sua importância no desenvolvimento sustentado”, pela Prof. Maria do Céu Neves (U.A.). Uma sessão em que também foi apresentado o IGE, grupo de intercâmbio de Santa Catarina (Brasil) e em que participaram entidades regionais, nomeadamente o Secretário da Economia em representação do Presidente do Governo e a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada. A noite foi preenchida com um jantar de gala no Coliseu Micaelense. No domingo, dia 18, teve lugar a cerimónia de colocação de uma lápide comemorativa da realização da Conferência em Ponta Delgada, encerrando-se o programa com um passeio dos rotários visitantes às Furnas, onde lhes foi oferecido um almoço.

0 comentários: