XIV Triatlo Peter Café Sport

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Está marcada para o próximo dia 25 de Abril a XIV edição do Triatlo Peter Café Sport, a mítica prova açoriana, organizada pelo Peter Café Sport.
Esta é uma competição única no género sendo, inclusivamente, considerada como uma das mais radicais de Portugal, tendo, ao longo destes anos, conquistado uma grande notoriedade junto dos Atletas, Público e mesmo OCS.
O Triatlo Peter Café Sport realiza-se entre as ilhas de S. Jorge, Pico e Faial, nas modalidades de Windsurf, BTT e Kayak.
A prova de Windsurf ­ 1.ª etapa ­, disputa-se num percurso de 12 milhas náuticas, ligando as Velas de São Jorge ao Cais do Pico, com partida marcada para as 12h00, proporcionando aos atletas a travessia de um canal frequentado por golfinhos, baleias e tubarões.
Segue-se a 2.ª etapa ­ prova de BTT ­ com ligeira alteração do percurso habitual, com uma distância de 60 km. A partida será junto às instalações do Museu da Indústria Baleeira de São Roque, num percurso que inclui uma subida do nível do mar até próximo do sopé da montanha mais alta de Portugal, descendo até ao Porto Velho da Madalena, com passagem pelos campos de lava plantados com vinhas, Património Mundial da Unesco.
Finalmente, a prova de kayak ­ 3.ª etapa ­ parte do Porto da Madalena até ao Faial, atravessando as águas do Canal, imortalizadas por Vitorino Nemésio no seu livro “Mau Tempo no Canal”, com chegada à meta no porto da Horta, em frente ao Café Sport.
Na edição deste ano estarão presentes, entre outros, o atleta continental Bruno Bertolo e Rui Câncio, vencedores de edições anteriores, o espanhol Toni Torres (2.º classificado na edição de 2005 e Mário Medeiros (Sabão), o atleta açoriano que melhores classificações tem conseguido nas anteriores edições da prova.

0 comentários: