Parlamento dos Jovens em Abril

quinta-feira, 3 de abril de 2008

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores realiza nos próximos dias 7 e 8 de Abril mais uma edição do “Parlamento dos Jovens”.
A iniciativa, que decorrerá na sede da ALRAA, visa incentivar os jovens para uma participação cívica e política mais activa, contribuindo para a resolução de problemas que afectam a sua vida e a da comunidade onde estão inseridos.
Conforme é habitual, os jovens irão dividir-se em dois grupos para, cada um deles, debater um tema específico.
No grupo do Ensino Básico, o tema a abordar será o das “Energias Alternativas e Preservação do Ambiente”, enquanto o grupo do Ensino Secundário discutirá a “União Europeia: participação, desafios e oportunidades”.
Em relação a 2006/2007, verifica-se um aumento do número de escolas participantes, como resultado de uma maior divulgação da iniciativa, por parte do executivo açoriano, e do empenho dos professores.
No dia 7, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores contará com a presença de 10 escolas açorianas do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, totalizando 40 “deputados efectivos”, 10 “deputados suplentes” e 10 professores coordenadores.
No segundo dia, terá lugar a sessão do Ensino Secundário, onde serão 13 as escolas representadas das ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Flores, com um total de 39 “deputados efectivos”.
Em cada sessão, os “deputados por um dia” deverão aprovar um projecto de Recomendação para o Círculo dos Açores, a partir dos projectos já votados nas sessões escolares.
Posteriormente, estes projectos serão apreciados na sessão nacional do “Parlamento dos Jovens” na Assembleia da República, a realizar nos dias 28 e 29 de Abril, no caso do Secundário, e nos dias 19 e 20 de Maio, para o Básico.

0 comentários: